Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ cria Comitê Mulher

11 de setembro de 2018 às 11:06
Evento reuniu 60 mulheres dispostas a cooperar

No dia 4 de setembro, a Cooperativa Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ realizou um evento no Ózera Hotel, em Prudentópolis (PR), para a formação do Comitê Mulher – Mulheres de Flor e Aço. O Comitê teve seu nome inspirado no livro do Padre Fabio de Mello, “Mulheres de Aço e Flores”, e ressalta a sensibilidade e a força feminina. Participaram do evento 60 mulheres, entre associadas, esposas de associados, colaboradoras de 17 municípios que fazem parte da área de atuação da Cooperativa.  O Comitê Mulher foi constituído após diversos encontros preparatórios, muitos diálogos e trocas de ideias, entre mulheres da cooperativa, dentre elas colaboradoras, coordenadoras de núcleo e conselheira que dispuseram-se a estar à frente dessa missão.

 

Na abertura do evento o presidente da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, Santo Cappellari, falou sobre a história do cooperativismo, apresentou números relevantes e abordou o assunto da importância da mulher em cargos de liderança dentro do Sicredi. Dando continuidade na programação, o diretor executivo, Helton Cesar Kolecha, conquistou o público feminino explicando sobre o Programa Crescer e números que demonstram a evolução da cooperativa nos últimos anos. Já a Gerente Regional Maria Joceli Kovalski, que foi uma das primeiras gerentes de agência mulher e hoje é a primeira mulher da Cooperativa a ocupar um cargo de abrangência regional, também colaborou compartilhando suas visões sobre o potencial feminino e a importância das mulheres buscarem os espaços que almejam.

Após o almoço, a participante e Coordenadora do Conselho Fiscal da cooperativa, Sonia Raifur Klos, contou um pouco da sua história de vida, motivando e emocionando o público. A tarde continuou com a palestra “Mulheres e suas potencialidades”, ministrada por Helda Elaine, formada em Administração UNIOESTE, especialista em Marketing e Comunicação Empresarial pela UNIVEL e mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócios pela UNIOESTE. Helda refletiu sobre a força que as mulheres possuem e de como podem fazer a diferença em suas famílias, empresas e comunidade.

 

O encerramento do evento foi feito por Santo Cappellari, que agradeceu a presença e entregou a todas as participantes uma foto oficial, ressaltando que elas ficarão marcadas na história da cooperativa por terem sido as primeiras acreditadoras desse movimento, que tem por objetivo incentivar a participação mais ativa das mulheres no Sicredi, como coordenadoras de núcleo, conselheiras e em suas comunidades como incentivadoras.

 

Para Silvana Terezinha Rekepka, associada de Irati (PR), o evento reforçou a capacidade da mulher e a valorização que deve ter.  “Foi um dia maravilhoso, me senti honrada em estar fazendo parte da primeira turma do Comitê Mulher. Nunca tive em outras instituições tantas oportunidades e benefícios como no Sicredi. A palestra da Helda foi motivadora, a gente começa a perceber o quanto somos capazes e assim nós valorizamos ainda mais, e é disso que as mulheres precisam”, afirma ela.

 

Além disso, o evento também contou com a presença do vice-presidente, João Oliveira de Souza, do diretor de negócios, Ataides Luiz Marconato, e da gerente regional de Desenvolvimento do Rio de Janeiro, Maria Joceli Kovalski.