Operação Mata Atlântica em Pé chega ao fim no Paraná

13 de setembro de 2018 às 15:12

Imagem: MPPR/Divulgação

Desde segunda até o final de quarta (10 à 12/09), com base central no estado fixada em Guarapuava, com ações também em Prudentópolis e Pinhão a operação contou no estado com 80 policiais ambientais, 4 representantes do Ministério Público do Paraná (um deles a promotoria de Prudentópolis), e 6 agentes do IBAMA.

O levantamento das áreas autuadas e embargadas ocorreu há dois anos atrás em todos os 15 estados que estão ocorrendo as operações, são eles: Paraná , Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará.

Em território paranaense foram 618 hectares de desmatamento confirmados e também 1500 metros cúbicos de madeira apreendidas.

A partir desta operação serão indiciados os proprietários dos terrenos e os presos na operação. Foi ressaltado que a operação não deve acabar tão cedo e que outras fases da mesma podem ser efetivadas futuramente.

Imagem: Reprodução MPPR

A operação – Unidades do Ministério Público de 15 estados brasileiros lançaram na segunda-feira, 10 de setembro, uma operação nacional com o objetivo de identificar desmatamentos em áreas Mata Atlântica, punir os responsáveis e cobrar a reparação dos danos. A Operação Nacional Mata Atlântica em Pé, que conta com a participação de polícias ambientais e órgãos públicos da área, é realizada pelos MPs dos seguintes estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará.

O bioma da Mata Atlântica está presente em 17 estados brasileiros e cobre (em sua extensão original) cerca de 13% do território nacional, onde vivem aproximadamente 140 milhões de pessoas, que dependem das múltiplas funções ambientais da Mata Atlântica. Apesar disso, continuam ocorrendo desmatamentos em toda a sua extensão.

Reparação – A iniciativa busca a proteção e a recuperação do bioma a partir da identificação das áreas degradadas nos últimos anos e dos responsáveis pelas agressões, para cobrar a reparação dos danos e outras medidas compensatórias. Com duração prevista para até a quarta-feira, 12 de setembro (exceto em Minas Gerais e no Ceará, onde as ações se estenderão por um dia a mais), os trabalhos de fiscalização são conduzidos e coordenados por equipes formadas por representantes dos Ministérios Públicos, órgãos públicos ambientais e polícias ambientais de cada estado participante, a partir da organização e planejamento idealizados pelo Ministério Público do Estado do Paraná.

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
17º
Tempo nublado
Londrina
22º
Tempo nublado
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Luiz Vicente Magalhães
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Estefania André aos 73 anos.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Eleutério Lopes de Oliveira Neto
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Zarebelne
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Paulo Stasiv aos 70 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Antonio Nahorny.
  • Rotary Club de Prudentópolis recebe visita oficial do governador Alfredo Arten Junior
  • Mega-Sena: bolão de Araras (SP) acerta as seis dezenas e leva prêmio de R$ 74,7 milhões
  • Atletas do Clube de Tiro Irati conquistam títulos na Copa do Brasil de FAN 32
  • Reuniões e visitas técnicas em Foz do Iguaçu fortalecem turismo religioso no Estado
  • Grave acidente na BR-277 em Prudentópolis deixa dois mortos e um ferido
  • Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor