Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Termina nesta quinta-feira prazo para eleitor pedir segunda via do título

27 de setembro de 2018 às 09:15

Foto: Reprodução Internet

Termina nesta quinta-feira (27) o prazo para o eleitor requerer a segunda via do título de eleitor no cartório eleitoral onde está cadastrado. O prazo encerra 10 dias antes do primeiro turno das eleições, marcado para 7 de outubro.

O documento não é o único aceito do dia da eleição. Quem for votar pode apresentar outro documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação ou passaporte.

Para solicitar a segunda via do título, é necessário estar em dia com a Justiça Eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), destaca que os eleitores que estiverem com a situação regular também podem optar pela versão digital do título de eleitor que pode ser obtida gratuitamente por meio do aplicativo e-Título. A ferramenta, que é uma novidade para esta eleição, substitui o título eleitor e a necessidade de solicitar a 2ª via.

O aplicativo, disponível na App Store e no Google Play. Para validá-lo, é preciso inserir o nome do eleitor e o de sua mãe, a sua data de nascimento e o número do título. Caso o eleitor não saiba o número do título, deve acessar o site do TRE-PR, www.tre-pr.jus.br, em Eleitor e Eleições, Título e Local de Votação, e inserir seu nome, o nome da mãe e a data de nascimento para assim verificar o seu número de inscrição.

Segundo o TRE, além de substituir o título de eleitor, o e-Título viabiliza consulta sobre local de votação e apresenta uma série de benefícios: informa a situação cadastral do eleitor e permite a emissão de certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. No caso de eleitores que já passaram pelo recadastramento biométrico, substitui a apresentação de documento oficial com foto no momento da votação.

Fonte: TRE