Colaboração Repórter Kiko de Oliveira
Cerca de 20 policiais civis da Delegacia de Estelionato de Curitiba cumprem na manhã desta quarta-feira (03/10) quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 9ª Vara Criminal de Curitiba para a apuração de crimes de estelionato, falsificação de documentos, apropriação indébita e lavagem de dinheiro – delitos imputados aos diretores do Sindicato dos Empregados do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (SIEMERC).
De acordo com as investigações valores destinados a treinamento dos funcionários do sindicato estariam sendo desviados pelos diretores, os quais se utilizariam de empresas de fachada para a lavagem de dinheiro.
De acordo com o delegado Rodrigo Souza, adjunto da Delegacia de Estelionato, as evidências apontam de maneira clara para a prática dos crimes de apropriação indébita, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro pelos investigados. “Constatamos que diversas pessoas jurídicas registradas em nome dos diretores ou do seu núcleo familiar não possuem sede física”, afirma.
O delegado ressalta ainda que um mesmo núcleo familiar é responsável pela direção de diversas sedes do sindicato, assim como são diretores do Instituto de Desenvolvimento e Apoio Social dos Empregados no Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios em Mercados, Minimercados, Supermercados e Hipermercados do Estado do Paraná (Instiemerc) – instituto que supostamente deveria, com os valores arrecadados pelo sindicato, fornecer constante treinamento para seus beneficiários.
O delegado-titular da Estelionato, Leonardo Carneiro, completa que “os investigados estão no comando do referido sindicato há mais de uma década e fizeram do sindicato uma típica dinastia sindical”.
Outras informações serão repassadas em entrevista coletiva a ser realizada as 14h30 sede da Delegacia de Estelionato, na rua Profª Antonia Reginato Vianna, n°1177 – Capão da Imbuía.
Fonte: Policia Civil