Prudentópolis receberá maior evento de folclore ucraniano do Brasil

16 de outubro de 2018 às 20:46

Em novembro deste ano, a cultura ucraniana ganhará ainda mais voz em terras prudentopolitanas. Nos dias 2 e 3 de novembro, o município receberá o XXV Festival Nacional de Danças Ucranianas, maior evento cultural do segmento no Brasil. A produção e organização é do Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka.

De acordo com a organização, o objetivo do festival é a preservação e divulgação da cultura ucraniana, além da integração entre os diversos Grupos de Dança da Comunidade Ucraniana do Brasil. E a cidade onde o evento será realizado não poderia ser mais propícia: a Pequena Ucrânia Brasileira, como Prudentópolis é conhecida, preserva até hoje os costumes trazidos pelos imigrantes, além das diversas igrejas ucranianas em estilo Bizantino.

60 ANOS DE HISTÓRIA

A realização do 25º Festival vem em encontro às comemorações de 60 anos do Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka. O coletivo foi fundado em 1 de agosto de 1958 pelo Padre Efraim Krevey, sob a coordenação das Catequistas do Instituto Secular do Sagrado Coração de Jesus, Nádia Shulan e Ana Hotz.

Reconhecido nacionalmente, colecionando participações em diversos festivais, shows em feiras, exposições, congressos e outros eventos, o Vesselka é formado por 90 integrantes.

“Vesselka significa arco-íris, que simboliza o selo da Aliança do Criador com suas criaturas. O grupo o escolheu como lema, pois seus integrantes visam preservar o amor a Deus e a fidelidade as tradições que caracterizam a alma ucraniana”, explica a direção do grupo.

Matéria Rede Sul.

Prudentópolis
24º
Chuva
Ponta Grossa
24º
Parcialmente nublado
Guarapuava
23º
Tempo nublado
Curitiba
26º
Chuvas esparsas
Londrina
29º
Tempo limpo
União da Vitória
25º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024