Guarapuava e Laranjeiras do Sul receberão postos para abastecer carros elétricos

19 de outubro de 2018 às 06:46

Foto: Divulgação Copel

Guarapuava e Laranjeiras do Sul serão os próximos municípios a receber postos para abastecer carros elétricos no Paraná. O eletroposto é um projeto da Copel e da Itaipu Binacional e irá abranger toda a BR 277, desde Paranaguá até Foz do Iguaçu.

Na última segunda feira (15 de outubro), mais um dos eletropostos que compõem a primeira eletrovia do Paraná, foi inaugurado. A nova estação de recarga fica no km 233 da BR 277, no restaurante Anila, em Irati, centro-sul do Estado.

A unidade de abastecimento é a quarta colocada em funcionamento desde março deste ano, quando foi lançado o projeto da eletrovia – que terá um total de 11 eletropostos.

O primeiro inaugurado fica no polo da Copel localizado no Km 3 da BR-277, em Curitiba. O segundo, em Paranaguá, também na agência da Copel. O terceiro entrou em funcionamento no final de agosto, instalado em frente ao Centro de Recepção de Visitantes da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu.

Os demais devem entrar em funcionamento até novembro, fechando o ano com a BR-277 100% preparada para uma viagem de carro elétrico, cortando o Estado de ponta a ponta.

“A concretização de uma infraestrutura preparada para os veículos elétricos em uma via importante como esta é um grande passo para o fomento desse mercado”, acredita o presidente da Copel, Jonel Iurk.

700 QUILÔMETROS

Na primeira eletrovia paranaense são mais de 700 quilômetros que poderão ser percorridos por veículos elétricos, uma vez que as unidades de recarga estarão todas posicionadas em pontos determinados conforme a autonomia dos automóveis deste tipo disponíveis no Brasil.
Cada eletroposto terá 50 kVA (kilovoltampere) de potência – o equivalente a dez chuveiros elétricos ligados ao mesmo tempo – e três tipos de conectores, próprios para atender os modelos de carros elétricos ou híbridos vendidos no Brasil.

As estações serão todas de carga rápida e gratuita: levará entre meia e uma hora para carregar 80% da bateria da maioria dos carros elétricos. Esses modelos rodam de 150 a 300 quilômetros a cada carga.

A Copel está investindo R$ 5,5 milhões no projeto e Itaipu, R$ 550 mil. Por enquanto, o abastecimento não terá custo. No caso da unidade instalada na Anila, o motorista precisa apenas solicitar ao gerente do local que libere o uso – e, assim, realizar o abastecimento.

Os próximos eletropostos serão instalados ao longo da BR-277 em cidades como Medianeira, Cascavel, Laranjeiras do Sul e Guarapuava.

Fonte: GMais Noticias

Prudentópolis
15º
Tempo nublado
Ponta Grossa
15º
Tempo nublado
Guarapuava
14º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Parcialmente nublado
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos  o falecimento da Sra Lidia Wolk Prado aos 97 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Eny Sponholz de Carvalho aos 101 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Mironco Liscuk
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Josefa Lojyk Borsuk Lubczyk.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Malko.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. José Dirceu Bohaczuk.
  • Receita Estadual do Paraná institui grupo de estudos sobre a Reforma Tributária
  • Museu Paranaense terá na próxima semana oficina gratuita de introdução à robótica
  • Com apoio do Estado, 200 jovens vão atuar como agentes cooperativistas no campo
  • Sanepar lança edital para compra de resíduos orgânicos para produção de biogás
  • Registro no Cadastur é obrigatório para acesso a crédito com baixas taxas de juros
  • MPPR cumpre mandados de busca e apreensão em Pinhão e Reserva do Iguaçu para apurar ataque armado a grupo de sem-terras que ocupam propriedade rural