Último mês para vacinação contra a dengue no Paraná

6 de novembro de 2018 às 18:44

A Secretaria de Estado da Saúde vai oferecer entre esta quarta-feira (7) e 7 de dezembro a terceira dose da vacina contra a dengue para encerrar o ciclo de imunização contra a doença no Paraná. Somente as pessoas que já tomaram as duas primeiras doses da vacina poderão ser imunizadas.

Nesta etapa, somente nove municípios dos 30 selecionados para a campanha vão oferecer a vacina contra a dengue. São cidades que ainda precisam ampliar a cobertura vacinal para garantir imunidade da população-alvo e também são os municípios que fazem parte da pesquisa de efetividade da vacina, promovida em parceria com o Instituto Sabin, dos Estados Unidos, Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde.

“A introdução da vacina da dengue no Paraná foi uma estratégia a mais de combate à doença no Estado. Com esta etapa, encerramos o ciclo de oferta das três doses necessárias para garantir a imunidade dos vacinados e ressaltamos que a população precisa manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor”, diz o secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi.

Início

O Paraná iniciou a oferta da vacina em agosto de 2016, no ano em que o Estado enfrentou sua pior epidemia, com o registro de mais de 56 mil casos e 63 mortes por dengue.

A cada seis meses, a Secretaria de Estado da Saúde deu a oportunidade de que jovens entre 15 e 27 anos de 28 cidades recebessem uma das três doses necessárias para garantir a imunidade contra a doença. Em Assai e Paranaguá, o público-alvo era de 9 a 44 anos. A estratégia atingiu mais de 300 mil pessoas que vivem nas cidades com grande magnitude de casos e epidemias repetitivas.

Dos 30 municípios elencados para receber as doses, 24 vacinaram mais de 50% de seu público-alvo com as três doses, sendo que 10 cidades atingiram mais do que 80% de cobertura.

No total, o Paraná imunizou 144.545 pessoas com as três doses da vacina contra a dengue, em torno de 46% dos 308.918 paranaenses que iniciaram seu esquema vacinal.

“Nesta etapa final de vacinação queremos ampliar a cobertura principalmente nas maiores cidades e diminuir o risco de novos surtos da doença no Paraná, queremos proteger nossa população”, afirmou Nardi.

Selecionadas

As cidades que receberão a vacina nesta etapa serão Paranaguá, Foz do Iguaçu, Mandaguari, Maringá, Munhoz de Mello, Sarandi, Cambé, Londrina e São Sebastião da Amoreira. Cada cidade deve definir a estratégia para vacinar sua população alvo com a terceira dose.

“Orientamos as equipes municipais a montar sua estratégia de vacinação e divulgar onde será possível receber a terceira dose da vacina, inclusive com a oferta em escolas e empresas”, diz a superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini.

O Dia D de vacinação está agendado para o dia 24 de novembro (sábado).

Colaboração Agência Estadual de Notícias

 

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
20º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Município de Prudentópolis participa do 6° Fórum Paranaense de Turismo Religioso em Lunardelli
  • Celso Góes e Ratinho Junior entregam obras de duplicação da Br-277 em Guarapuava
  • APAE de Prudentópolis Contrata Operadora de Telemarketing
  • Comunicado da Prefeitura de Imbituva: Prazo para Pagamento do IPTU/2024 com Desconto
  • Cresol prepara bons negócios para a Agrishow 2024
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática