Último mês para vacinação contra a dengue no Paraná

6 de novembro de 2018 às 18:44

A Secretaria de Estado da Saúde vai oferecer entre esta quarta-feira (7) e 7 de dezembro a terceira dose da vacina contra a dengue para encerrar o ciclo de imunização contra a doença no Paraná. Somente as pessoas que já tomaram as duas primeiras doses da vacina poderão ser imunizadas.

Nesta etapa, somente nove municípios dos 30 selecionados para a campanha vão oferecer a vacina contra a dengue. São cidades que ainda precisam ampliar a cobertura vacinal para garantir imunidade da população-alvo e também são os municípios que fazem parte da pesquisa de efetividade da vacina, promovida em parceria com o Instituto Sabin, dos Estados Unidos, Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde.

“A introdução da vacina da dengue no Paraná foi uma estratégia a mais de combate à doença no Estado. Com esta etapa, encerramos o ciclo de oferta das três doses necessárias para garantir a imunidade dos vacinados e ressaltamos que a população precisa manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor”, diz o secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi.

Início

O Paraná iniciou a oferta da vacina em agosto de 2016, no ano em que o Estado enfrentou sua pior epidemia, com o registro de mais de 56 mil casos e 63 mortes por dengue.

A cada seis meses, a Secretaria de Estado da Saúde deu a oportunidade de que jovens entre 15 e 27 anos de 28 cidades recebessem uma das três doses necessárias para garantir a imunidade contra a doença. Em Assai e Paranaguá, o público-alvo era de 9 a 44 anos. A estratégia atingiu mais de 300 mil pessoas que vivem nas cidades com grande magnitude de casos e epidemias repetitivas.

Dos 30 municípios elencados para receber as doses, 24 vacinaram mais de 50% de seu público-alvo com as três doses, sendo que 10 cidades atingiram mais do que 80% de cobertura.

No total, o Paraná imunizou 144.545 pessoas com as três doses da vacina contra a dengue, em torno de 46% dos 308.918 paranaenses que iniciaram seu esquema vacinal.

“Nesta etapa final de vacinação queremos ampliar a cobertura principalmente nas maiores cidades e diminuir o risco de novos surtos da doença no Paraná, queremos proteger nossa população”, afirmou Nardi.

Selecionadas

As cidades que receberão a vacina nesta etapa serão Paranaguá, Foz do Iguaçu, Mandaguari, Maringá, Munhoz de Mello, Sarandi, Cambé, Londrina e São Sebastião da Amoreira. Cada cidade deve definir a estratégia para vacinar sua população alvo com a terceira dose.

“Orientamos as equipes municipais a montar sua estratégia de vacinação e divulgar onde será possível receber a terceira dose da vacina, inclusive com a oferta em escolas e empresas”, diz a superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini.

O Dia D de vacinação está agendado para o dia 24 de novembro (sábado).

Colaboração Agência Estadual de Notícias

 

Prudentópolis
20º
Tempo nublado
Ponta Grossa
20º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Tempo nublado
Curitiba
23º
Tempo nublado
Londrina
27º
Parcialmente nublado
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • É com pesar que e o PAF  e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do senhor José Doruch aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Plano Sindi-Saúde comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor João Senkiu Sobrinho aos 59 anos de idade.
  • Acidente entre caminhões deixa quatro mortos na PR 340, em Tibagi
  • Procon de Guarapuava notifica empresas por publicidade enganosa
  • BR 277 terá restrição de veículos pesados a partir desta sexta (03)
  • Sicredi anuncia R$ 1,5 bilhão para fortalecer parceria com agricultura no Show Rural Coopavel
  • Ano letivo municipal inicia com cerimônia, no Centro de Eventos Terra Das Cachoeiras
  • Confira as vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Prudentópolis