No Paraná, 10% dos endividados não vão quitar os débitos até o fim do ano

9 de novembro de 2018 às 06:42

Foto: Divulgação

Quase 90% dos paranaenses estão endividados e deste total, 10% não terão como quitar suas contas neste final de ano. É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). O Paraná é o estado com o maior índice de endividados do País.
Porém, o cenário já foi pior. O número de famílias com contas atrasadas caiu de 27,5% em setembro para 25,95 em outubro.  Já a proporção de endividados que não terão condições de quitar suas dívidas baixou de 11,3% em setembro para 10,1% no mês passado. Mesmo assim, é um número que chama a atenção — um em cada dez paranaense vai ter um fim de ano muito magro.
A pesquisa também  mostra onde se encontra a dívida do paranaense. O cartão de crédito é o principal motivo das dívidas, tendo sido mencionado por 70,1% dos paranaenses no mês de outubro. Em seguida aparece o crédito imobiliário, com 10,8%. Com relação ao mercado de automóveis, que concentram 9,5% das dívidas, a maior facilidade de acesso ao crédito dos últimos meses impulsionou o setor, que está vendendo em média 30% a mais no estado. O financiamento de automóveis foi o terceiro maior motivo de endividamento quando o assunto é pagamento parcelado.
Nível
Ainda que o Paraná tenha o maior percentual de endividados do país, os paranaenses não se sentem tão endividados assim. Os consumidores que se consideram muito endividados correspondem a 27,4%, enquanto a maioria (46,8%) considera estar moderadamente endividada.
As famílias com renda superior a dez salários mínimos mensais são as mais endividadas, com 93,6%, ante 88,7% entre aquelas com renda inferior. A percepção do nível de endividamento também é maior entre as classes A e B, com 32,7% declarando-se muito endividados. Nas classes C, D e E as famílias muito endividadas correspondem a 26,2%.

Pagamento do 13º salário para sair do vermelho
Apesar de não ser aconselhável, muitas pessoas usam o pagamento do 13º salário para quitar seus compromissos. Em anos anteriores, o contingente de consumidores que confirmavam que usariam parte do abono para esse fim chegava a mais de 70%. Uma boa parcela, inclusive, antecipa o recebimento negociando com  bancos. É a oportunidade para consumidores inadimplentes eliminarem ou, no mínimo, reduzirem o montante de uma dívida já assumida com juros mais altos, mas precisa ser feito com cautela.
Muitos consumidores que estão com as contas no vermelho podem ter a chance de dar um fim à inadimplência financeira. Isso vai possibilitar às pessoas que têm contas acumuladas quitarem suas dívidas ou parte dela e evitar que paguem juros do cartão de crédito, por exemplo”, explica a professora de economia da Faculdade Mackenzie Rio, Michelle Nunes.
Porém, a cautela vem a partir do pagamento das dívidas. De nada adianta conseguir quitar seus compromissos e logo após já se endividar de novo. Por exemplo, vai usar todo o 13º para saldar dívidas e usar o cartão de crédito para as compras de fim de ano, esquecendo-se que o começo do ano normalmente vem com outras contas a pagar, como escola, IPVA, IPTU e outras.

Fonte: Bem Paraná

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Teofilo Korczagim.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Selina Czuvys
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Thiago Agibert
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do jovem Yanke dos Santos Oliveira aos 25 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Edeumar Eleuterio Dos Santos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Lucia Marcinek Dolnei
  • Maio Amarelo: Saúde alerta para impactos dos sinistros de trânsito para o SUS
  • Tiago Agibert recebe emocionante homenagem da Associação Dos Tenistas De Prudentópolis
  • O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa.
  • Acadêmico cego conclui graduação em Ciência da Computação na Unioeste
  • Via Araucária capacita equipe para atendimento a animais atropelados
  • Diocese manifesta seu profundo pesar pelas trágicas mortes ocorridas durante a festa na Comunidade Santa Rita de Cássia, no interior do município de Guarapuava