Leandre representará o Brasil em evento internacional sobre envelhecimento ativo

13 de novembro de 2018 às 17:54

A convite da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), a deputada federal Leandre Dal Ponte representará o Brasil na reunião técnica internacional “Cuidados integrados para os idosos. Estamos Preparados?”. O evento acontecerá na próxima semana, em Santiago do Chile, entre os dias 19 e 21 de novembro.

Além da deputada paranaense, especialistas em envelhecimento de outras partes do mundo participarão do encontro para debater alternativas para o envelhecimento ativo da população.

Leandre apresentará levará ao conhecimento de todos os países do Conesul o processo de certificação do município de Pato Branco, na região Sudoeste do Paraná, como Cidade Amiga do Idoso. Atualmente, no Brasil, apenas três cidades são foram certificadas pela OMS. No Paraná, Pato Branco é o único município com a certificação.

“O programa Cidade Amiga do Idoso é desenvolvido, também, em outras localidades do mundo. Mas o diferencial do modelo de gestão do programa em Pato Branco é a participação da sociedade civil organizada, através dos clubes de serviço como o Rotary e Lions, com presença da Administração Municipal, Conselho Municipal do Idoso e universidades”, comentou a deputada Leandre.

De acordo com a coordenadora da Unidade Técnica de Família, Gênero e Curso de Vida da OPAS e OMS, Haydee Padilha, o modelo de gestão do Cidade Amiga do Idoso em Pato Branco deu tão certo, que já foi validado pela Organização Mundial da Saúde. E, assim, pode ser implantado em qualquer município.

Governo do Paraná

Em Outubro deste ano, em uma reunião com o governador eleito do Paraná, Ratinho Jr, e com a deputada federal Leandre, a representante da OMS disse ao governador que gostaria de ter o Paraná como Estado Piloto na implantação do Programa Cidade Amiga do Idoso, replicando nos municípios o modelo de gestão do projeto desenvolvido em Pato Branco.

 

Prudentópolis
16º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
17º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
23º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • Com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Gail Lauro Caldeira Ribeiro De Carvalho. Ocorrido hoje, aos 82 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • UNICENTRO – FAU corrige gabarito de concurso para Engenheiro Agrônomo: 16 questões de Conhecimentos Específicos estavam erradas
  • Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade
  • Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho
  • Curso presencial sobre requisitos de aposentadoria para PCD acontecerá em Prudentópolis – PR
  • Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados