Secretaria da Saúde alerta para prevenção e riscos do diabetes

13 de novembro de 2018 às 18:05

A Secretaria de Estado da Saúde alerta sobre a importância da prevenção e controle do diabetes e suas complicações – esta quarta-feira (14) é o Dia Mundial do Diabetes. Em 2016, no Paraná, 7.201 pessoas foram internadas e 3.472 morreram em função da doença. Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados no ano passado, cerca de 9% da população brasileira convive com o diabetes.

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, destaca que o diabetes pode ser evitado, assim como a hipertensão e o colesterol alto, desde que hábitos saudáveis, como alimentação adequada e a prática de atividade física, sejam adotados pela população.

Ele lembra que de acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), o número de mortes relacionadas ao diabetes no Brasil cresceu 11,8% entre 2006 e 2016, saltando de 54.877 mortes para 61.398.

“O diabetes é uma doença crônica séria, podendo ocasionar complicações graves que podem levar à morte. Trata-se de um problema que não pode ser ignorado. Precisamos alertar nossa população sobre os riscos da doença e incentivar a adoção de medidas preventivas”, diz o secretário.

RISCOS – O diabetes é uma doença caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue. Com isso, as células do corpo ficam com pouca energia e o sangue repleto de glicose. A doença pode ocorrer já na infância ou na adolescência, mas na maioria das vezes atinge adultos.

Entre os fatores de risco para o aparecimento da doença estão a alimentação desequilibrada, pobre em frutas e verduras e rica em carboidratos e gorduras; obesidade e sobrepeso; sedentarismo (falta de atividade física) e histórico familiar.

O médico da Secretaria de Estado da Saúde André Ribeiro Langowiski enfatiza a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis como forma de prevenção do diabetes. Ele lembra que no caso do diabetes tipo 2, responsável por aproximadamente 95% dos casos, o estilo de vida é um fator decisivo para o surgimento do problema, e também para seu tratamento e prevenção.

“No início, o diabetes tipo 2 é praticamente assintomático, o que pode levar o problema a ser identificado apenas quando já começam a surgir as complicações. Quando o diagnóstico é precoce é possível, inclusive, reverter a doença através da mudança dos hábitos alimentares e prática da atividade física”, diz André.

COMPLICAÇÕES – Quando não tratada, o diabetes pode levar a complicações bastante prejudiciais à saúde, incluindo infecções, insuficiência renal, infarto do miocárdio e doenças vasculares, como derrame cerebral e gangrena de braços e pernas. A necessidade de amputações de membros inferiores também pode ser causada pela doença. No Brasil, estimativa do Ministério da Saúde mostra que 70% das amputações de membros inferiores feitas no país está relacionada à doença.

“Tudo isso pode ser evitado quando conseguimos prevenir o surgimento do diabetes, adotando um estilo de vida mais saudável. Se a doença já apareceu, os cuidados com alimentação e tratamento são ainda mais intensos, prevendo, em alguns casos, o uso de medicamentos”, explica o médico.

Ele ressalta ainda que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta gratuitamente nas unidades de atenção básica serviços para prevenção, detecção, controle e tratamento medicamentoso do diabetes.

DATA – O Dia Mundial do Diabetes surgiu em 1991 por iniciativa pela Federação Internacional do Diabetes (IDF) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) diante da preocupação com o aumento do número de diagnósticos em todo o mundo. Em 2007, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O dia 14 de novembro foi escolhido para homenagear Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

 

 

Prudentópolis
22º
Tempo nublado
Ponta Grossa
20º
Tempo nublado
Guarapuava
23º
Parcialmente nublado
Curitiba
20º
Tempo nublado
Londrina
22º
Tempo nublado
União da Vitória
24º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Elisangela Melnik aos 43 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Verginia Koutzon aos 71 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Izidoro Muren
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Tiburcio
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Augustinho Woichik aos 58 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Omir Conrado ” Mais conhecido como Mitcho”.
  • Helena e Miguel são os nomes mais registrados no Paraná em 2024. Veja a lista
  • Veja como será o funcionamento dos bancos no final do ano
  • Via Araucária realiza obras pontuais no dias 26 e 27 de dezembro
  • Governador do Paraná assina decreto para nomeação de 87 aprovados em concurso da Unicentro
  • Estado homologa resultado e divulga 82 colégios que farão parte do Parceiro da Escola
  • Com foco na competitividade, Paraná reduz ICMS para erva-mate