Governadora sanciona lei que cria consórcio de saúde da região Central

16 de novembro de 2018 às 06:28

Foto: Jonas Oliveira/Governadoria

A governadora Cida Borghetti sancionou na quarta-feira (14) a lei que ratifica a constituição do Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Região de Saúde, que concentra 460 mil moradores. O consórcio reúne 15 municípios da região Central do Paraná e o Governo do Estado e, uma vez constituído, será o administrador do Centro de Especialidades do Paraná, em Guarapuava, que já está pronto e deve ser inaugurado ainda neste ano.

O consórcio também vai administrar o Centro de Especialidades Odontológicas e o Serviço de Saúde Mental, além da unidade descentralizada de Laranjeiras do Sul. Com isso, a população da região Central terá acesso a serviços ambulatoriais especializados de média e alta complexidade, serviços de urgência e emergência pré-hospitalar e ambulatórios especializados.

“Com essas medidas estamos estruturando ainda mais a saúde de Guarapuava e da região Central, ampliando o acesso das pessoas às políticas públicas da área, e regionalizando o atendimento para que elas não precisem viajar longas distâncias para buscar assistência médica”, disse Cida.

HISTÓRICO – Este é o primeiro consórcio de saúde que tem a participação do Governo do Paraná. Em junho deste ano, o Estado e os municípios assinaram protocolo de intenções para a sua criação. Após esse primeiro passo, a proposta recebeu a concordância formal dos prefeitos e foi aprovada pelas Câmaras de Vereadores dos 15 municípios. Em setembro, o projeto de lei que ratifica o consórcio foi enviado à Assembleia Legislativa.

Atualmente, a região Central do Estado tem quatro consórcios – dois em Guarapuava e dois descentralizados em microrregiões. A lei sancionada pela governadora unifica todos no Consórcio Intergestores da 5ª Regional de Saúde, de forma a facilitar a integração para o gerenciamento e funcionamento do Centro de Especialidades. Além disso, um único consórcio para todos os municípios deverá gerar economia de escala, eficiência e qualidade na aquisição dos serviços de saúde.

CENTRO DE ESPECIALIDADES – O Governo do Estado investiu R$ 9,1 milhões na construção do Centro de Especialidades de Guarapuava, que já está concluído. Ele começará a atender assim que o consórcio for formalmente constituído. No local será possível fazer exames de várias especialidades, como raio-x, ultrassonografia, oftalmologia, audiometria e eletroencefalografia, e também terá estrutura para cirurgias ambulatoriais.

São 21 consultórios médicos especializados e consultórios para atendimento com equipe multidisciplinar. A unidade será referência também para o atendimento da Rede Mãe Paranaense na região.

Fonte: AENPR

Prudentópolis
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
Tempo limpo
Guarapuava
Tempo limpo
Curitiba
Parcialmente nublado
Londrina
14º
Tempo limpo
União da Vitória
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM
  • Moradora de Prudentópolis cai em golpe virtual e perde cerca de quinze mil reais
  • Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
  • Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis