No Chile, Leandre apresenta modelo inovador de gestão do Cidade Amiga do Idoso

22 de novembro de 2018 às 12:15

Nesta semana, a deputada federal Leandre Dal Ponte está no Chile, representando o Brasil no seminário internacional “Ciudades Amigables com las Personas Mayores”. A convite da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), Leandre apresentou um modelo inovador de gestão do programa Cidade Amiga do Idoso, da OMS, desenvolvido em Pato Branco.

O objetivo do seminário no Chile é reunir as melhores práticas mundiais de envelhecimento ativo para serem adaptadas e implementadas naquele país. Por isso, o convite de levar ao conhecimento da comunidade internacional a experiência próspera da certificação de Pato Branco como Cidade Amiga do Idoso.

“Em Pato Branco, o diferencial no modelo de gestão é a participação da sociedade civil organizada, através dos clubes de serviço como o Rotary, com presença da Administração Municipal, Conselho Municipal do Idoso e universidades”, comentou Leandre.

Ela destacou que este modelo de gestão já foi validado pela Organização Mundial da Saúde. Assim, pode ser implantado em qualquer município.

“A OMS pretende levar o programa Cidade Amiga do Idoso para todo o Paraná, para que seja uma política de Estado, como já anunciada pelo governador eleito, Ratinho Junior”, acrescentou Leandre.

De acordo com a secretária de Assistência Social de Pato Branco, Anne Cristine Gomes da Silva, a união de esforços na trajetória da certificação já contagia outros municípios da região a ter um planejamento voltado à qualidade de vida e à longevidade destas pessoas.

“Eu vejo o programa Cidade Amiga do Idoso em nosso município como uma inovação no campo de política públicas voltadas às pessoas idosas. Em especial, pelo envolvimento da sociedade civil organizada, através dos clubes de Rotary e também das universidades”, afirmou Anne.

Futuro

Na quarta-feira (21), a deputada Leandre participou de uma reunião com os representantes do escritório da OMS do Brasil e de Genebra para traçar um plano de ação para 2019 na área.

“O governo do Chile assumiu o Envelhecimento da população como tema a ser enfrentado como prioridade entre as políticas de Estado. Assim, vai aderir ao Programa Cidade Amiga do Idoso, da OMS, e o implementará em âmbito nacional”, contou a deputada logo após a reunião.

O encontro contou com a participação da primeira-dama chilena, Cecília Morel, do ministro da Saúde do Chile, Emilio Santelices, e do diretor nacional de Serviço às Pessoas Idosas do Chile, Octávio Vergara.

Na bagagem

De volta ao Brasil nos próximos dias, Leandre afirma trazer na bagagem a preocupação e o empenho em debater e conseguir a Ratificação da Convenção Interamericana dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas no Congresso Nacional, pois a temática faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU).

“O Chile é um dos países mais desenvolvidos da América Latina. E a preocupação deles em debater os impactos que o envelhecimento traz para a área de saúde de uma nação e a necessidade de preparar os profissionais e as famílias para cuidar das pessoas idosas mostra que o nosso empenho no debate sobre o envelhecimento ativo, aqui no Brasil, está muito a frente”, concluiu.

 

 

Rafael H. Barzotto

Assessoria de Imprensa Deputada Leandre (PV-PR)

E-mail: [email protected]

Fones (41) 2112-3747 – (41) 9 9143 1986

 

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr João Kolitski aos 81 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Nelson Tlumaski
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Terezinha Michalczyszyn Iwanciw aos 69 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do  Sr Pedro Klem aos 72 anos
  • É com pesar que o PAF  comunica o falecimento Izélia Krzywy Kraicz aos 76 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nadira Wapper Stempniak
  • Bruno e Marrone e Trio Parada Dura serão as atrações da XIV Festa Nacional do Feijão Preto
  • 4ª Novena em honra a São João Batista, foi celebrada em Prudentópolis
  • Novos projetos de lei visam criar 54 cargos na PM e 95 na Secretaria da Saúde
  • Irati realiza a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
  • Cresol gera R$ 2,6 bilhões em benefícios econômicos aos cooperados
  • Mega-Sena não tem acertador e prêmio acumula para R$ 90 milhões