Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Novo secretário de Segurança Pública anuncia comando da PM e da Civil

30 de novembro de 2018 às 18:28
De acordo com o futuro secretário, o objetivo do trabalho será baseado na integração entre as forças e no uso intensivo de inteligência estratégica. “É um planejamento estratégico com metas de curto, médio e longo prazo, todos eles voltados para recuperar as ruas para o cidadão”, disse.

O General Luiz Felipe Carbonell, futuro secretário de Segurança Pública no governo de Ratinho Junior (PSD), anunciou nesta sexta-feira (30) os nomes dos futuros comandos da Polícia Militar (PM) e Polícia Civil do Paraná. Silvio Jacob Rockembach será o delegado-geral da Polícia Civil, enquanto o coronel Péricles de Mato assumirá o comando geral da PM.

O General anunciou, ainda, que o major Welby Pereira Sales será o chefe do gabinete militar da Governadoria. “O critério foi eminentemente técnico, baseado na avaliação da capacidade profissional de cada um dos indicados, na análise de seus currículos e no conhecimento de suas atividades na área, principalmente buscando retirar qualquer outro tipo de modelo de indicação”, explicou Carbonell.

De acordo com o futuro secretário, o objetivo do trabalho será baseado na integração entre as forças e no uso intensivo de inteligência estratégica. “É um planejamento estratégico com metas de curto, médio e longo prazo, todos eles voltados para recuperar as ruas para o cidadão”, disse.

O governo eleito, por sua vez, aprovou os nomes indicados por Carbonell e disse que a população pode esperar um “trabalho profundamente técnico, com planejamento estratégico e a integração em todas as áreas da segurança pública”.

Silvio Jacob Rockembach

O novo delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach, é diplomado no Curso Superior de Inteligência pelo Corpo Nacional de Polícia da Espanha (C.N.P.) e pós-graduado em Inteligência Estratégica, pela Escola Superior de Guerra (ESG-MD). Especialista em Gestão da Segurança Pública, Rockembach atua como delegado desde 2002, com passagem pelo grupo TIGRE por quase 10 anos.

Coronel Périceles de Matos

O novo comandante geral ingressou na PM em 1986, como Cadete, e foi declarado Aspirante à Oficial em dezembro de 1988. Depois de uma carreira de promoções contínuas, foi promovido ao posto de Coronel, por merecimento, em abril de 2012. Matos é formado no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) do Exército, na Escola de Formação de Oficias da Academia Policial Militar do Guatupê da Polícia Militar do Paraná, e em Direito pela PUCPR.

Matos possui cursos de especialização SWAT/GATE; Curso de Explosivos na Geominas; Curso de Ações Táticas de Policiamento de Choque, no estado da Virgínia (EUA); Curso de Explosivos na Tactical Explosive Entry School (Memphis, EUA); Curso de ações Táticas Especiais – SWAT Tactics – T.E.E.S; Curso de Operações Especiais no “Grupamiento de Operaciones Especiales”, na Espanha; Curso de Negociador Policial, pela Embaixada dos EUA e Curso de Contraterrorismo no Batalhão de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar de Minas Gerais.

Major Welby Pereira Sales

O novo chefe do gabinete militar da Governadoria é formado pela Academia Policial Militar do Guatupê, e graduado em Direito pela PUCPR. Atual Chefe de Planejamento do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGD), Sales já atuou como Diretor de Inteligência do Departamento de Inteligência do Paraná, instituição responsável pelo planejamento, execução, coordenação, supervisão e controle das atividades de inteligência de segurança pública do estado.

Além disso, o major já foi Chefe de Planejamento e Instrução do Batalhão de Polícia de Guarda, Chefe de Assuntos Internos da Corregedoria da Polícia Militar do Paraná e Ajudante de Ordens do Comando Geral da Polícia Militar do Paraná.