A Secretaria de Estado da Cultura promove a partir desta segunda-feira (3) o 8º Encontro Paranaense de Museus e o 1º Encontro dos Museus Casa, que acontece até esta terça-feira (4). Os eventos, realizados pela Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem), reúnem diretores e técnicos de museus de todo o Estado com o objetivo de trocar experiências sobre os desafios e soluções para a manutenção do patrimônio e dos museus.
O secretário estadual da Cultura, João Luiz Fiani, abriu o evento e falou sobre a troca de experiências. “Encontros como estes servem para que as boas práticas sejam compartilhadas e multiplicadas. Com isso, podemos conhecer novas formas de gerenciar os espaços, preservar, expor, mediar e tornar acessível nossos acervos e patrimônio cultural”.
Segundo o coordenador da Cosem, Renato Carneiro Jr, a troca de experiências colabora para a melhora dos museus do Estado. “É um momento especial para debatermos e compartilharmos práticas para melhorar nossos museus e espaços culturais, valorizando nossas histórias e memórias”, diz.
Os participantes assistiram a palestra “Perspectivas de pesquisas em museologia – um estudo sobre as coleções de Wanda Hanke e Betty Meggers em museus brasileiros” com Mariana Moraes de Oliveira Sombrio. À tarde, especialistas de Curitiba e Londrina, e também do Rio de janeiro, Rio Grande do Sul participaram da mesa-redonda sobre os “Museus brasileiros”.
Na programação da tarde, às 16h, aconteceu a mesa-redonda “Desafios sociais dos museus”, com a participação de especialistas no tema de Brasília.
Nesta terça-feira (4), a partir das 9h, acontece a palestra “Museu Casa de Rui Barbosa: a casa como personagem”, com Aparecida Marina de Souza Rangel. Esta apresentação vai contar com a mediação de Débora Russo, diretora do Museu Casa Alfredo Andersen, que acaba de passar por reforma e foi transformado em museu-casa.
Ainda pela manhã, convidados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Corpo de Bombeiros tratam da segurança dos acervos, na mesa-redonda “Medidas preventivas e salvaguarda de acervos”.
Às 13h30 tem a mesa-redonda “Educação museal: função educativa dos museus”, com Neusa Cassanelli (MP), Carlos Reiss (Museu do Holocausto), Claudia Stoicov e Karina Marques (Museu Oscar Niemeyer). Na sequência, às 16h, acontece a mesa-redonda “Acessibilidade ao patrimônio cultural”.
ENCERRAMENTO – O encerramento será às 18h30 com o lançamento dos livros “Os antigos gregos no acervo do Museu Paranaense”, de Renata Senna Garrafoni; “Modelando condutas: educação católica em escolas masculinas”, de Roseli Boschilia, e “Os Arautos da dissolução: o imaginário anticomunista na imprensa regional Paraná, década de 1940”, de Marcos Gonçalves. Depois acontecerá a inauguração do novo circuito de longa duração do MP com cinco exposições: Arqueologia no Paraná; Indígenas do Paraná; Tropeirismo; Autoridade e Justiça no Século XIX; e Negros do Paraná.