Paraná é o segundo Estado com melhor gestão de recursos federais

4 de dezembro de 2018 às 19:20

O Paraná está em segundo lugar entre os estados com melhor gestão das transferências voluntárias da União. Os dados são desta terça-feira (04) e estão disponíveis no Painel das Transferências Abertas, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

O ranking do ministério leva em consideração o aproveitamento dos recursos viabilizados por meio de emendas parlamentares, convênios e contratos diretos do Estado com o Governo Federal ou via Caixa Econômica Federal.

“É sempre uma alegria ver o Paraná em destaque no cenário nacional”, afirma a governadora Cida Borghetti. “Esta avaliação reflete a gestão responsável que fazemos dos recursos públicos”.

Criado em 2017, o painel é resultado de um acompanhamento contínuo de tudo que foi celebrado entre estados e União num universo de 5,5 anos, tempo médio de execução dos projetos no país.

Cada unidade da federação é classificada por meio do Índice de Desempenho da Gestão de Transferências Voluntárias (IDTRV), que avalia o sucesso das propostas, sua execução (rapidez, prazos, valores), prestação de contas, número de conclusões e de cancelamentos.

RANKING – Com a segunda posição no ranking, o Paraná apresenta o indicador de 77,45, abaixo apenas do Amazonas, que marca 79,09, porém tem quase metade dos projetos do governo paranaense. A nota média nacional do IDTRV é de 70,67.

O índice alcançado pelo Estado avalia os 320 projetos aprovados pela Administração Pública, que somam quase R$ 546 milhões. Destes, 214 ainda estão em execução e 106 foram finalizados nos últimos dois meses e se encontram em processo de prestação de contas.

O Paraná também tem o melhor percentual de sucesso entre as propostas e planos de trabalho aprovados pela União (0,87), o mesmo obtido por São Paulo. E é um dos seis a superar a marca de 300 instrumentos celebrados.

Outra boa avaliação está na regularidade: todos os projetos concluídos pela administração estadual paranaense tiveram suas contas aprovadas integralmente.

ACOMPANHAMENTO – O chefe da Casa Civil do Paraná, Dilceu Sperafico, diz que a ótima posição no Painel das Transferências se deve, sobretudo, ao acompanhamento realizado pelo Governo do Estado dos seus convênios na Rede Nacional do Siconv – sistema criado pelo Ministério do Planejamento para administrar as transferências voluntárias de recursos da União.

Segundo Sperafico, o Estado avalia diariamente a posição de cada instrumento celebrado com o Governo Federal. “Este acompanhamento permite visualizar se um projeto está paralisado, se a prestação de contas está em dia e antecipar qualquer problema que possa prejudicar a transferência dos recursos”, explica.

 

Prudentópolis
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
Tempo limpo
Guarapuava
Tempo limpo
Curitiba
Tempo limpo
Londrina
14º
Tempo limpo
União da Vitória
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM
  • Moradora de Prudentópolis cai em golpe virtual e perde cerca de quinze mil reais
  • Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
  • Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis