Copel orienta sobre cuidados ao montar a decoração de Natal

6 de dezembro de 2018 às 13:21

De norte a sul do Brasil, as cidades já começam a ganhar as luzes e o colorido típicos do Natal, com enfeites de casas, edifícios, fachadas, praças, jardins e comércios. A Copel orienta seus consumidores sobre os cuidados na compra, instalação e manuseio desses artefatos para evitar acidentes com choque elétrico e curto-circuito.

O cuidado começa na hora da compra, verificando a procedência e a qualidade dos equipamentos que utilizam energia elétrica, e dando preferência aos que são certificados pelo Inmetro. É importante observar informações como potência, tensão de alimentação e instruções de uso, e os cordões de luzes devem indicar se são próprios para uso interno ou externo por causa da resistência à exposição aos raios solares.

Também é preciso garantir que os enfeites que utilizam eletricidade sejam compatíveis com a capacidade de carga das instalações elétricas do imóvel, o que evita a sobrecarga”, alerta Oneil Schlemmer, gerente da Segurança do Trabalho da Copel.

INSTALAÇÃO – Durante a instalação ou montagem dos enfeites, deve-se manter distância da rede elétrica, evitando o choque por contato com a rede energizada, e também a ocorrência de quedas. Todas as emendas e conexões devem estar protegidas com fita isolante de boa qualidade para evitar choques e curtos-circuitos.

Somente após a conclusão da decoração é que se pode fazer a ligação dos enfeites na tomada para evitar choque por falhas no isolamento de fios ou nas emendas. Se for preciso trocar lâmpadas, arrumar fios ou mudar os enfeites de lugar, a tomada precisa ser desligada antes.

APROVEITAR – Se a ideia é aproveitar os enfeites comprados em anos anteriores, o alerta é para que se verifique as condições dos mesmos, observando se há fios ressecados, descascados ou rompidos. Nesse caso, o ideal é descartá-los e adquirir novos.

E lembre-se de jamais utilizar a mesma tomada para ligar vários enfeites com o uso de benjamins, pois isso pode ocasionar superaquecimento nos circuitos elétricos e, consequentemente, incêndios. Crianças não devem brincar ou ficar muito próximas dos enfeites com instalações elétricas. E antes de ir dormir ou sair de casa, desligue sempre as luzes.

Prudentópolis
27º
Tempo nublado
Ponta Grossa
26º
Tempo nublado
Guarapuava
25º
Tempo nublado
Curitiba
17º
Tempo nublado
Londrina
29º
Tempo limpo
União da Vitória
24º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Da Silva.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Estefânia Pielak Viomar.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Suzana Muzeka. Ocorrido hoje, aos 82 anos de idade.
  • Com pesar que comunicamos o falecimento de Ladomira Konopacki Ladika, aos 84 anos.
  • É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Deloir das Graças Ferreira, aos 56 anos de idade
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Sra. Izabel Szpak – 79 anos.
  • Governo lança chamada pública de R$ 30 milhões para produção científica e tecnológica
  • Estado capacitará instituições que atendem crianças para acesso a recursos
  • Vagas de emprego para Prudentópolis e região
  • Homens que mataram bode como provocação contra adversários políticos em Anahy são denunciados por crime ambiental pelo MPPR
  • Com apoio do Estado, circuito gastronômico movimenta o turismo nos Campos Gerais
  • Governo do Estado vai lançar programa para conservação de 10 mil quilômetros de rodovias