Gaeco cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em Imbituva em ação contra organização que movimentava empresas “fantasmas”

6 de dezembro de 2018 às 15:13

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, cumpriu na manhã desta quinta-feira, 6 de dezembro, seis mandados de prisão temporária e dois mandados de prisão preventiva, além de buscas e apreensões nas residências de suspeitos de integrarem uma organização criminosa. Os mandados foram cumpridos em Siqueira Campos, Quatiguá, Curitiba, Imbituva e Piraquara.

De acordo com as investigações, realizadas pelo núcleo de Guarapuava do Gaeco, a organização criminosa constituía e utilizava empresas de fachada, cujos sócios formais eram “laranjas” que concordavam com a manobra, em favor especialmente de dois dos investigados. As empresas eram utilizadas para emissão de notas fiscais fraudulentas, geração fraudulenta de créditos de ICMS e movimentação e dissimulação de valores. É investigado também o envolvimento de contadores na constituição fraudulenta das empresas e nos crimes daí decorrentes.

Os dois principais beneficiados pelo esquema, durante um período pouco maior de dois anos de existência da empresa (de 2/12/13 a 26/1/16), movimentaram aproximadamente um milhão de reais, mediante transferências bancárias para suas contas particulares, além de realizem pagamentos de contas pessoais por meio das contas bancárias da empresa.

A maior das empresas “fantasmas” gerou uma dívida tributária com a receita estadual do Paraná no valor de aproximadamente R$ 17, 4 milhões. A movimentação da empresa atingiu quase R$ 350 milhões em cerca de dois anos de existência (de 2/12/13 a 9/6/15).

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação

Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Chuva
Londrina
20º
Neblina
União da Vitória
16º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Plano Sindi-Saúde comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor João Senkiu Sobrinho aos 59 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São João e o Plano Uni-Paz comunica o falecimento
  • Confira o que abre e o que fecha no feriado da padroeira de Guarapuava nesta quinta (02)
  • Semana deve seguir com tempo chuvoso em Prudentópolis
  • Prefeitura de Guarapuava informa que carne do IPTU 2023 será entregue a partir de abril
  • Homem morre em acidente na BR 277, em Laranjeiras do Sul
  • Irati está com inscrições abertas para curso de Preparo e Decoração de Bolos e Tortas
  • Governo do Paraná tem quase 400 vagas de estágio abertas em todo o Estado