Ministério do Trabalho flagra trabalho infantil e 58 sem registro na colheita de maça e batata

7 de dezembro de 2018 às 19:35

Auditores fiscais do Ministério do Trabalho, na Região de Ponta Grossa, no Paraná, flagraram várias irregularidades na colheita de batata e maçã, nos municípios de Contenda, Lapa, Porto Amazonas e Palmeira. Entre elas e a mais grave, o trabalho infantil. O flagrante aconteceu durante uma fiscalização de rotina, nesta semana.

Os fiscais encontraram 58 trabalhadores sem registro, 16 menores de 18 anos, inclusive crianças de 11 a 13 anos. Todos foram resgatados e encaminhados aos seus pais ou responsáveis

Dois menores de 11 anos, um de 13, três de 15 anos, e sete de 16 anos, se juntaram a outros trabalhadores maiores, na execução das tarefas as m mais diversas, sem condições mínimas de saúde. Além do trabalho infantil, que é proibido, ainda não havia equipamentos de proteção individual, sem banheiros e nem local adequado para refeição, sem água potável. Todos os trabalhadores admitidos não tinham sido admitidos com prévio exame de saúde, também exigido por lei.

O trabalho dos auditores foi desenvolvido numa operação que durou quatro dias. Desde segunda-feira (3) de dezembro à quinta-feira (6), em parceria com a Policia Federal,  nove frentes de Fiscalização se dividiram entre os quatro municípios,. O objetivo era resgatar as leis que protegem trabalhadores e crianças, devolvendo o respeito e a dignidade a estas pessoas.

Os empregadores foram autuados, notificados e orientados para cumprimento das medidas necessárias nestas frentes de trabalho.

Na ação, a auditoria fiscal reafirma e cumpre o que prevê a Constituição, quanto a inserção de menores aprendizes, para atender à demanda do trabalho de jovens de 14 a 18 anos, para que trabalhem, mas de forma legal.

 

Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
17º
Tempo nublado
Londrina
21º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Município de Prudentópolis participa do 6° Fórum Paranaense de Turismo Religioso em Lunardelli
  • Celso Góes e Ratinho Junior entregam obras de duplicação da Br-277 em Guarapuava
  • APAE de Prudentópolis Contrata Operadora de Telemarketing
  • Comunicado da Prefeitura de Imbituva: Prazo para Pagamento do IPTU/2024 com Desconto
  • Cresol prepara bons negócios para a Agrishow 2024
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática