Quase 30 mil paranaenses caíram na malha fina do Imposto de Renda

7 de dezembro de 2018 às 19:41

A Receita Federal divulgou nesta sexta-feira (7) um saldo das declarações que continuam detidas na malha fina da declaração de Imposto de Renda. Ao todo 29.865 contribuintes ainda apresentam inconsistência nas informações prestadas.

O número de declarações retidas corresponde a 1,50% das 1.989.814 declarações do IRPF 2018 apresentadas neste ano. De acordo com a Receita, entre as declarações retidas, 70,47% apresenta imposto a restituir, 25,66% tem imposto a pagar e 3,87% não apresenta imposto a restituir ou a pagar.

Os principais motivos para a retenção são: omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes (19.503 declarações); divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF (10.148 declarações); despesas médicas (5.355) e dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras (5.772).

Orientação

Para saber se a declaração está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o Extrato de Processamento da DIRPF no sítio da Receita Federal na internet. Para acessar o extrato da declaração, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Ao acessar o extrato, é importante prestar atenção na seção “Pendências de malha”. É nessa seção que o contribuinte pode identificar se a declaração está retida em malha fiscal, ou se há alguma outra pendência que possa ser regularizada por ele mesmo.

Se a declaração estiver retida em malha fiscal, nessa seção, o contribuinte encontrará links para verificar com detalhes o motivo da retenção e consultar orientações de procedimentos. Constatando erro na declaração apresentada, o contribuinte pode regularizar sua situação apresentando declaração retificadora.

Inexistindo erro na declaração apresentada e estando de posse de todos os documentos comprobatórios, o contribuinte pode optar por aguardar intimação ou agendar pela internet uma data e local para apresentar os documentos e antecipar a análise de sua declaração pela Receita Federal.

O agendamento para declarações do exercício 2018 começa a partir de janeiro de 2019.

Colaboração Receita Federal

 

Prudentópolis
24º
Chuva
Ponta Grossa
24º
Parcialmente nublado
Guarapuava
23º
Tempo nublado
Curitiba
26º
Chuvas esparsas
Londrina
29º
Tempo limpo
União da Vitória
25º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024