Próstata é segunda causa de câncer em homens maduros no País

11 de dezembro de 2018 às 20:58

A campanha Novembro azul busca conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O câncer de próstata é a segunda principal manifestação de tumor maligno em homens maduros no Brasil, informa o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O órgão estima que até o fim deste ano tenha sido diagnosticados mais de 68 mil casos da doença no País. Não há formas de preveni-lo. Assim, a única maneira de combater a patologia é a realização de exames regulares, de forma que o tumor seja descoberto em fase inicial. Em razão da importância do diagnóstico precoce, a campanha mundial Novembro azul procura conscientizar anualmente os homens acerca o problema, incentivando-os à ida ao urologista. Ela busca também acabar com o preconceito que costuma estar associado ao exame retal.

Quando o câncer é descoberto em fase inicial, o paciente pode contar com uma taxa de cura que chega a 95%. Mas, em casos em que o tumor é descoberto tardiamente, ocasionando a metástase, a possibilidade de sucesso no tratamento cai drasticamente. Desse modo, o indicado é que os homens passem a visitar anualmente o urologista a partir dos 50 anos para realização do exame de toque e de sangue. Pacientes negros, ou que possuam histórico da doença na família (pai, irmãos ou avô), compõem o grupo de risco, e devem iniciar as visitas regulares já aos 45 anos. É o que indica o urologista Vladmir Pinheiro (CRM-CE 6015 | RQE 2332 Cancerologia cirúrgica), membro do serviço de urologia oncológica do Hospital São Camilo Cura D’ars, de Fortaleza.

 

“Para você chegar a um diagnóstico mais preciso, tem que fazer o toque retal e o exame de sangue. Hoje em dia, temos outro exame que ajuda na identificação, que é a ressonância magnética”, explica o urologista do Hospital. No exame de toque, o médico irá analisar consistência e textura da próstata, assim como a ocorrência de algum nódulo ou caroço. “Somente através do toque você vai encontrar algumas alterações que podem ser indicativo de câncer”, diz. Os três exames, realizados de maneira complementar, indicarão se há rastro da doença. O diagnóstico definitivo, positivo ou negativo, só poderá ser fornecido após a realização de uma biópsia, solicitada caso a avaliação inicial aponte indício de problemas.

 

Importância de perceber o corpo

Na fase inicial o câncer de próstata é assintomático – um risco extra aos homens. A doença poderá apresentar alguns sintomas. No entanto, essa estratégia de diagnóstico não é uma opção segura, explica Pinheiro. “Nos casos em que o tumor é pequeno, limitado à próstata, ele pode não causar sintomas ou apresentar alguns sinais que podem ser confundidos com outros problemas benignos, como dificuldade de urinar e pequenos sangramentos. O homem com câncer de próstata só vai ter sintomas na fase mais avançada da doença, quando ocorre sangramento, obstrução urinária. Por isso, a importância da detecção precoce.”

No incentivo ao diagnóstico precoce reside a importância da campanha Novembro azul, já que, em muitos casos, os homens evitam a visita ao urologista por conta do preconceito envolvendo o exame do toque retal, analisa Pinheiro. “É necessário acabar com o preconceito, com esse tabu, para que o homem procure o urologista. O pessoal usa muito o termo prevenir o câncer de próstata, mas ninguém o previne. Pode prevenir câncer de pulmão deixando de fumar, mas o de próstata o caminho [para a cura] é detectar precocemente o problema, porque você tem uma chance de cura de 95%. Então, só existe uma orientação: todos os homens a partir de 50 anos devem fazer o exame de toque e coleta de exame de sangue, independente de ter alguém na família que tenha apresentado o problema.”

 

 

Prudentópolis
13º
Chuvas esparsas
Ponta Grossa
14º
Tempo nublado
Guarapuava
12º
Tempo nublado
Curitiba
15º
Tempo nublado
Londrina
17º
Chuviscos
União da Vitória
13º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Silvana Izabel Machado Spisila aos 60 anos
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Sindi Saúde, comunicam o falecimento do Sr Edmundo Krassowski.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr Nestor Gaudeda.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Erondina da Silva.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Paulo Rebinski aos 52 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Vassilio Okaranski Neto aos 59 anos.
  • IAT divulga dados da compensação pela exploração de recursos minerais no Paraná
  • Inscrições do programa que vai custear bolsas e curso de TI para mil jovens estão abertas
  • Ação contra desmatamento ilegal no Sudoeste resulta em R$ 2,8 milhões em multas
  • Professores que participaram do Ganhando o Mundo debatem experiência internacional
  • Programa Parceiro da Escola tem mais de 90% de aprovação nas unidades do projeto-piloto
  • Com dias mais frios, Copel orienta consumidores sobre o uso eficiente de energia