Assembleia faz homenagem ao ex-deputado Bernardo Ribas Carli

12 de dezembro de 2018 às 13:40

Assembleia Legislativa do Paraná inaugurou nesta quarta-feira (12) pela manhã o Espaço Deputado Bernardo Guimarães Ribas Carli, em homenagem ao ex-parlamentar morto no último dia 22 de julho, aos 32 anos. “Este é o nosso reconhecimento ao legado do Bernardo: um legado de solidariedade, de muito trabalho e de capacidade de promover a harmonia e a conciliação”, afirmou o presidente da Assembleia, Ademar Traiano, ao abrir a cerimônia.

A solenidade teve a presença dos pais de Bernardo – o ex-deputado Fernando Ribas Carli e sua mulher Ana Rita – de familiares dele, da governadora Cida Borghetti, do primeiro secretário da Assembleia, Plauto Miró Guimarães, que era tio do ex-deputado, e dezenas de deputados, prefeitos, vereadores e lideranças do interior, além de servidores do Poder Legislativo, que haviam cultivado uma ligação de amizade com o homenageado ao longo de seus dois mandatos na Casa, entre 2011 e 2018.

O Espaço Deputado Bernardo Guimarães Ribas Carli fica no segundo andar do prédio da administração da Assembleia Legislativa. É constituído de um busto do ex-deputado, esculpido pelo artista Elvo Benito Damo, e de um painel com a fotografia dele e uma frase pinçada de seu primeiro discurso pronunciado no Plenário da Assembleia: “É do sonho que nasce a luta. E o melhor guerreiro é o que sonha mais”.

A inauguração deste Espaço”, disse o presidente da Assembleia, “faz justiça a um jovem que escreveu uma história maravilhosa, com uma alegria que contagiava as pessoas, encarnando o sentimento da sua cidade (Guarapuava) e da sua região, que ele defendeu de forma intransigente e para a qual deixou um legado de obras e realizações, apesar de sua trajetória tão curta na vida pública”.

O prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, afirmou que a ação do ex-deputado transformou áreas da periferia de sua cidade, com importantes obras de infraestrutura social e urbana. A governadora Cida Borghetti disse que Bernardo cumpriu a missão mais importante na vida de alguém: ajudar aos outros. “Ele tinha amor ao próximo. E a vida só vale a pena se for atendendo ao outro”, ela disse, ressaltando ainda que Bernardo tornou-se uma referência para as gerações que estão se iniciando na vida pública.

Com a voz embargada, o ex-deputado Fernando Ribas Carli disse que a homenagem a Bernardo “nos conforta” e lembra à família que o filho “fez um bom trabalho” em sua curta trajetória. Ribas Carli lembrou passagens de quando o filho, ainda garoto, já demonstrava uma inclinação à vida pública e relacionou as obras que compõem seu acervo em benefício de toda a região de Guarapuava – algumas delas estão citadas no livro Bernardo Guimarães Ribas Carli, elaborado pela equipe de Comunicação da Assembleia Legislativa e entregue pelo deputado Ademar Traiano à família do ex-deputado ao final da cerimônia.

Ribas Carli concluiu seu pronunciamento emocionado, afirmando que se imagina recebendo uma mensagem de seu filho dizendo algo assim: “Vamos em frente com o trabalho. O povo tem pressa. O povo não suporta mais conversa fiada”.

Hospital – Morto prematuramente num acidente de avião em julho deste ano, quando se dirigia para uma reunião com cidadãos no Sul do Estado, Bernardo Ribas Carli não viveu o suficiente para ver em funcionamento o Hospital Regional do Centro-Oeste, pelo qual batalhou na Assembleia e junto ao Governo do Estado para que se tornasse uma realidade. A obra está praticamente concluída e o hospital deve ser inaugurado em 2019, no início do próximo governo – com o nome de Bernardo Ribas Carli.

 

Prudentópolis
23º
Tempo nublado
Ponta Grossa
22º
Tempo nublado
Guarapuava
20º
Tempo nublado
Curitiba
22º
Tempo nublado
Londrina
29º
Tempo limpo
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024