Pessoas com dificuldade de locomoção podem tomar banho de mar

3 de janeiro de 2019 às 18:09

Cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção podem tomar banho de mar no litoral paranaense, graças ao Projeto Praia Acessível, desenvolvido em parceria pela Sanepar e a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social. Nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, estão disponíveis nove cadeiras anfíbias que possibilitam que pessoas com mobilidade reduzida entrem com segurança na água do mar.

Diego Chueire, de 36 anos, tem paralisia cerebral e gostou muito de entrar no mar com a cadeira anfíbia. Ele disse que a princípio teve medo, mas aos poucos foi se acostumando com a água batendo no corpo. “Pensei que estivesse fria, mas a água está boa. É muito bom”, disse.

Para a mãe dele, Valéria Chueire, o serviço é maravilhoso. “Não dá para entrar na água com a cadeira de rodas normal. Moramos em Curitiba. Vimos o serviço na televisão e meu marido viu a localização das cadeiras num jornal. É um serviço lindo que pode ajudar muita gente. É uma bênção”, afirma.

A funcionária pública Franciele Fontoura Ruth, que mora em Castro, deu nota 10 para o projeto. Ela é mãe de Pedro Augusto, de 12 anos, que já havia experimentado a cadeira anfíbia no verão do ano passado. “É muito bom. Só quem tem alguém na família com mobilidade reduzida sabe da importância”, afirma. Pedro nasceu com má-formação. “Quando ele era bebê, ele entrava no mar no meu colo, mas conforme vai crescendo, fica muito pesado. E ele tem o desejo de entrar no mar como qualquer outra criança”, diz.

NA PRÁTICA – As cadeiras anfíbias têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Elas possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. Com capacidade para suportar até 120 quilos, são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável. Por serem mais altas, permitem que o usuário entre no mar em uma profundidade segura. Nas praias, uma equipe capacitada auxilia as pessoas em seu uso.

Recém-formado em Serviço Social no campus do Litoral da Universidade Federal do Paraná, Raul Campos de Lima Júnior é um dos atendentes do projeto durante a Operação Verão, que termina em 10 de março. Para ele, é muito gratificante atender pessoas com dificuldade de locomoção. “Embora seja serviço temporário, é uma oportunidade para conciliar o atendimento com a minha formação profissional. Estou ouvindo relatos incríveis de pessoas que ficam muito agradecidas por poder entrar no mar. Algumas entram pela primeira vez, outras estão há muitos anos sem ir ao mar.”

Prudentópolis
22º
Chuvas esparsas
Ponta Grossa
22º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Parcialmente nublado
Curitiba
23º
Chuva
Londrina
30º
Parcialmente nublado
União da Vitória
20º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024
  • Estão abertas as inscrições para exames da EJA do Ensino Médio
  • Irmãos morrem em grave acidente registrado na BR-153 em Mallet