Padre flagrado furtando óculos em loja é afastado pela Diocese de Guarapuava

20 de janeiro de 2019 às 22:02

O padre Vinicios Araújo, da Paróquia Divino Espírito no bairro Vila Bela em Guarapuava foi afastado pela Diocese da função de pároco. A informação foi confirmada pelo Portal RSN no fim da tarde deste domingo (20), pela assessoria de comunicação da Diocese de Guarapuava.

Segundo a assessoria de comunicação da Diocese de Guarapuava, o furto ocorreu no dia 7 de janeiro, conforme informações da atendente da loja e as imagens que confirmam o delito cometido pelo religioso. De acordo ainda com a assessoria, a direção da loja só deu falta dos óculos no dia seguinte, e após ver as imagens procurou a 14ª SDP. Lá, funcionárias da loja descobriram que se tratava de um padre da cidade.

Imagens da câmera de circuito interno de uma ótica no Shopping Cidade dos Lagos, mostram o padre dentro da loja e o momento em que o religioso pega o par de óculos.

Ele estava acompanhado de uma jovem cuja identidade foi preservada. Após o depoimento dela, o religioso confessou o crime e devolveu a mercadoria. Padre Vinicios Araújo tomou posse como pároco no dia 10 de fevereiro de 2017.

Além do afastamento pela diocese, informou a assessoria de comunicação, padre Vinicios vai responder pela Congregação a que pertence, que é a Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo – Estigmatinos – (CSS), e ainda pelo furto que cometeu.

A diocese de Guarapuava e a congregação à qual o religioso pertence, se reunirão nos próximos dias para discutir a situação.

REPERCUSSÃO

A notícia caiu como uma bomba na diocese, que é abrange 47 paróquias em 31 municípios da região. O bispo de Guarapuava Dom Antônio Wagner da Silva está em férias em Minas Gerais, na casa de parentes. Com a ausência do bispo, quem assume os trabalhos na diocese e passa a responder pela mesma, é o vigário-geral. Em Guarapuava, esta função é atribuída ao padre José Amarildo Novacoski, que também é reitor do Seminário Menor Nossa Senhora de Belém.

Ao saber do episódio envolvendo o padre Vinicios, padre Amarildo entrou em contato com Dom Wagner e, a partir da conversa que teve com o mesmo, reuniu-se com padre Vinicios e o afastou de suas funções até que o caso seja investigado, esclarecido e resolvido.

Portal RSN fez contato com o padre Vinicios, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. Via assessoria de comunicação da Diocese ele informou que não ia se pronunciar. “Vamos aguardar”, concluiu o religioso.

REPÚDIO

Em nota, a Diocese de Guarapuava repudiou a atitude do padre que confessou o furto. E salientou que está colaborando com todas as investigações e repudia, veementemente a atitude do religioso que deveria ser exemplar perante à sociedade e aos fieis católicos.

Fonte RSN

Prudentópolis
16º
Chuvas esparsas
Ponta Grossa
15º
Tempo nublado
Guarapuava
14º
Tempo nublado
Curitiba
15º
Chuviscos
Londrina
20º
Chuvas esparsas
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Plano Sindi-Saúde  comunica o falecimento do senhor Francisco Braz de Ramos aos 82 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Plano Sindi-Saúde  comunica o falecimento da senhora Lucia Maria Muchutti
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde comunica o falecimento do senhor Ivo Muchuti
  • Marino Bobato foi vereador e presidente da Cooperativa Agrícola Mista Prudentópolis
  • Ex vereador Marino Bobato morre aos 73 anos
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Lademira Zubreski Rodena (77 anos)
  • Moto é apreendida na Vila Zezo, em Imbituva
  • Confira as vagas disponíveis na Agência do Trabalhador para a próxima semana
  • Polícia atende acidente na Vila Iguaçu
  • Maior contratação em dez anos: 419 bombeiros vão começar a atuar em todo o Paraná
  • Regina Fischer Pessuti, ex-primeira-dama do Paraná morre aos 66 anos
  • Inscrições para 13ª Conferência Municipal de Assistência Social estão abertas, em Prudentópolis