Paraná tem pedaladas da natureza para gerar renda aos agricultores

26 de janeiro de 2019 às 08:29

Além das conhecidas caminhadas internacionais da natureza, o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em parceria com o Instituto Anda Brasil, também coordena no Estado as pedaladas da natureza. Há nove programadas para 2019, e a primeira será no dia 17 de fevereiro, no município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.

As pedaladas fazem parte do Projeto de Turismo Rural da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento. “O objetivo, como no caso das caminhadas, é levar mais gente para o meio rural, só que de bicicleta, e gerar renda para os agricultores familiares”, explicou a gestora de turismo rural do Instituto Emater, Terezinha Busanello Freire

Em Fazenda Rio Grande, a pedalada será no “Circuito do Padroeiro”, um percurso de 20 quilômetros que passa por propriedades rurais e áreas verdes. A largada está marcada para as 8 horas no Centro Multieventos do município, na Avenida Brasil, s/n. O passeio levará 200 minutos.

Para participar, é preciso fazer a inscrição no site doEco Booking, plataforma de gestão de turismo. Não há custo. Quem não tem bicicleta, pode alugar uma no local.

RECOMENDAÇÕES – A organização recomenda alguns cuidados para evitar lesões, como fazer alongamentos antes e depois das pedaladas. Também é necessário tomar água antes, durante e depois da prática e utilizar tênis e roupas adequadas.

Confira o calendário de pedaladas
Data: 28/04
Cidade: Salgado Filho
Nome: Cicloturismo Circuito Rota dos Vinhos e Queijos

Data: 28/04
Cidade: Turvo
Nome: 3º Passeio Ciclístico Ecológico Circuito Terra dos Pinheirais

Data: 08/05
Cidade: Prudentópolis
Nome do circuito: Cicloturismo – Rota Pinheiro de Pedra

Data: 26/05
Cidade: Pinhais
Nome do circuito: Pedalada

Data: 04/08
Cidade: Rio Negro
Nome do circuito: MTB Ride Trail Rio Negro

Data: 19/08
Cidade: Tibagi
Nome do circuito: Pedalada – Circuito Rota da Aventura

Data: 17/11
Cidade: Castro
Nome do circuito: Pedalada Terra do Leite

Data: 24/11
Cidade: Piraquara
Nome do circuito: Pedalada Internacional na Natureza

As inscrições devem ser feitas no site do Ecobooking.

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
14º
Tempo nublado
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
16º
Tempo nublado
Londrina
21º
Parcialmente nublado
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Antônio Dinei Amaral (58 anos)
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  e o PAF  comunica o falecimento do senhor Dionisio Silvestre Roth
  • Morre aos 82 anos o ex-deputado federal Basílio Villani
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Elizabet Maria Corelo (64 anos)
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Luzia Cordiaki (48 anos)
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Plano Sindi-Saúde  comunica o falecimento do senhor Francisco Braz de Ramos aos 82 anos de idade.
  • Primeiro mês de atualização de rebanhos alcança somente 35% de registros, em Prudentópolis
  • Sindicato Rural realiza evento de pecuária moderna na linha Barra das Canoas
  • Manutenção em reservatórios pode afetar abastecimento de água em Prudentópolis e Guamiranga
  • Confira as vagas na Agência do Trabalhador de Prudentópolis nesta terça (30)
  • Pauta da sessão da Câmara Municipal de Prudentópolis desta terça-feira (30)
  • TRE nomeia servidores para os cartórios de Prudentópolis e Pitanga