Hospital do Trabalhador faz primeiro transplante de menisco

23 de fevereiro de 2019 às 08:54

A equipe de Cirurgia do Joelho do Hospital do Trabalhador, em parceria com um cirurgião do Hospital Sacrè Coeur de Montreal (Canadá), fez o primeiro transplante de menisco da instituição e um dos raros casos já feitos no Brasil. A cirurgia foi numa jovem de 18 anos, Jhenifher Lorena Borges, que apresentava lesão irreparável do menisco lateral. Ela está se recuperando bem, com bom prognóstico.

De acordo com o médico Geci Labres, diretor-geral do Hospital, que é uma unidade própria da Secretaria da Saúde do Paraná, o transplante faz parte de um acordo entre os dois hospitais para manter intercâmbio entre profissionais, técnicas e experiências.

O professor da Universidade de Montreal, o médico brasileiro Júlio Fernandes, disse que o interesse canadense foca a área de ortopedia e cirurgia geral, já que o Hospital do Trabalhador tem grande expertise em traumatologia.

Os brasileiros, assim como o médico Fernando Rosa, que ficou um ano especializando-se no Canadá e realizou o transplante com Fernandes, participarão de um programa de “fellowship”, para treinamento médico especializado em várias áreas da medicina, tanto recebendo ortopedistas, quanto enviando para especialização.

Fernando Rosa explica que a técnica do transplante de menisco é pouco realizada no Brasil, tanto pela baixa quantidade de doadores como pela falta de divulgação da técnica e experiência entre os especialistas.

Na última semana, Fernandes e Rosa participaram de uma palestra na Universidade de São Paulo (USP), interessada nos estudos desenvolvidos pelos médicos brasileiros no Canadá.

TÉCNICA – A técnica do transplante de menisco é bastante complexa, mas a resposta do paciente costuma ser boa, já que, diferente dos outros transplantes, este não provoca rejeição, porque o enxerto do doador não contém antígenos contra o receptor. Portanto, o transplantado não precisa tomar medicamentos imunodepressores e, consequentemente, não enfrenta efeitos colaterais desse tipo de medicação.

A cirurgia é feita por videoartroscopia e pequenas incisões, o que significa que é pouco invasiva. No caso da jovem operada no Paraná, a cirurgia levou cerca de três horas. Em cerca três meses se espera que ela realize as atividades do cotidiano com poucas restrições e, em nove meses, o paciente estará apto para reinício das praticas esportivas.

O transplante é indicado, segundo Fernando Rosa, para pacientes que já foram submetidos à retirada dos menisco e voltam a ter sintomas, como dor, inchaço e instabilidade. Isso acontece em cerca de 10% desses pacientes.

REFERÊNCIA – O Hospital do Trabalhador, criado há 70 anos, hoje é referência em vários setores da medicina. Em 2005, foi reconhecido como Hospital de Ensino pelos Ministérios da Educação e da Saúde, tornando-se centro de referência para prática da atividade curricular no setor da saúde. Passou então a oferecer capacitação aos profissionais, criando o primeiro Programa de Residência Médica, em Cirurgia Geral.

A partir de então, novos credenciamentos de vagas e cursos foram surgindo a fim de atender a demanda. Hoje são 50 vagas de residência em anestesiologia, cirurgia geral, do trauma e vascular; ginecologia e obstetrícia, medicina do trabalho, medicina intensiva e ortopedia.

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
16º
Chuvas esparsas
Guarapuava
15º
Parcialmente nublado
Curitiba
18º
Tempo limpo
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Vanda Lopes de Oliveira aos 31 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Elisangela Melnik aos 43 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Verginia Koutzon aos 71 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Izidoro Muren
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Tiburcio
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Augustinho Woichik aos 58 anos.
  • Porco de estimação que pesa 90kg chama atenção nas ruas de Curitiba: “Não vai pra ceia”
  • Com Piso Único e cofinanciamento, Paraná fortalece políticas de assistência social
  • Catedral Imaculada Conceição realiza em Prudentópolis a abertura do ano jubilar 2025
  • Samu bate recorde de atendimentos e Siate tem renovação histórica na frota
  • Helena e Miguel são os nomes mais registrados no Paraná em 2024. Veja a lista
  • Veja como será o funcionamento dos bancos no final do ano