Prudentópolis e Ternopil fortalecem laços entre Paraná e Ucrânia

28 de fevereiro de 2019 às 15:50

O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, recebeu nesta quinta-feira (28) um convite para participar da cerimônia de assinatura do acordo de parceria internacional entre as cidades de Prudentópolis, no centro-sul do estado, e Ternopil, na Ucrânia. Os municípios têm ligações históricas e culturais. O convite foi entregue pelo prefeito da cidade, Adelmo Luiz Klosowski.

Ternopil é uma cidade do Oeste da Ucrânia, localizada às margens do rio Seret, na região da Galícia. Os ucranianos começaram a chegar ao Paraná no final do século 19 oriundos justamente da Província da Galícia, no extremo Leste do então Império Austro-húngaro.

O acordo fortalece as relações entre a comunidade paranaense e o país europeu, principalmente nas áreas de educação, agricultura, infraestrutura e segurança pública. Segundo o prefeito de Prudentópolis, o termo de cooperação reconhece a preservação da cultura ucraniana na cidade.

“O objetivo é a troca de informações, tecnologia, cultura e potencial turístico. Nós ainda celebramos missas na língua ucraniana, preservamos as tradições. Com o acordo, vamos facilitar o encontro entre empresários de Ternobil e de Prudentópolis”, destacou Klosowski.

A assinatura acontecerá na próxima quarta-feira (6) no Clube XII de Novembro, em Prudentópolis.

PARANÁ-UCRÂNIA – Cerca de 600 mil descendentes de ucranianos vivem no Paraná, segundo estimativas da Sociedade Ucraniana do Brasil – 60% deles em municípios como Prudentópolis, Ivaí, Mallet, Pitanga e Guarapuava. Em Prudentópolis, cerca de 70% da população tem raízes no país da Europa Oriental.

A assinatura do acordo em março marca o segundo encontro entre autoridades dos dois países em 2019. Em janeiro, o governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu o embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, para fortalecer os laços entre as nações.

O Paraná estuda enviar para o país europeu estudantes brasileiros das escolas públicas, nos moldes das bolsas de estudo já oferecidas para jovens da comunidade ucraniana paranaense.

Prudentópolis
20º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
22º
Parcialmente nublado
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
20º
Tempo nublado
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que e o PAF  e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do senhor José Doruch aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Plano Sindi-Saúde comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor João Senkiu Sobrinho aos 59 anos de idade.
  • Confira as vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Prudentópolis
  • Gato-maracajá encontrado no Centro de Guarapuava é devolvido a natureza
  • Feira de adoção de pets ocorre neste domingo (12), no Parque Aquático de Irati
  • Comunicador Robson Rodrigues assume como vereador de Imbituva nesta semana
  • Reencontro nacional de gerações tradicionalistas marca fim de semana em Guarapuava
  • Inscrições para Castrapet em Prudentópolis começaram nesta segunda (06)