Prudentópolis oficializa acordo internacional com Ternopil

7 de março de 2019 às 10:28

Prudentópolis, no Centro-Sul do Estado, tornou-se oficialmente nesta quarta-feira (6) cidade-irmã da ucraniana Ternopil. O governador em exercício Darci Piana participou da cerimônia de assinatura do acordo de parceria internacional entre as duas cidades, que aconteceu no clube XII de Novembro. O município é primeiro do Paraná a firmar laços com uma cidade da Ucrânia.

Para Piana, o acordo vai fortalecer as parcerias comerciais, culturais e o turismo entre as duas cidades, refletindo em toda a economia paranaense. “A Ucrânia, que tem crescido muito nos últimos anos, vai servir de suporte para ajudar essa região e o nosso Estado a crescerem ainda mais”, afirmou. “A cultura, o turismo e os negócios que virão após essa assinatura serão fundamentais para fortalecer todos os segmentos da economia. A parceria é também um reconhecimento aos descendentes que vivem em Prudentópolis”, disse.

Com aproximadamente 50 mil habitantes, cerca de 70% da população de Prudentópolis têm ascendência ucraniana. O município mantém viva as origens e preserva sua cultura por meio da culinária, do artesanato, do folclore e da religião. São cerca de 50 igrejas na cidade com arquitetura bizantina – em muitas delas são celebrados cultos ortodoxos na língua ucraniana.

Além do aspecto cultural, a cidade também é conhecida como a Terra das Cachoeiras Gigantes e conta com cerca de 100 quedas catalogadas, algumas com mais de 100 metros de altura. “Este acordo também fortalece o turismo, que é a forma mais fácil e mais barata de gerar emprego no Paraná. Prudentópolis, com todas as suas belezas, faz parte da estratégia do governo de ampliar o turismo no Estado”, ressaltou Piana.

ACORDO – O processo para firmar o acordo entre Prudentópolis e Ternopil começou há oito anos. As duas cidades se tornaram mais próximas no final do ano passado, quando o município paranaense recebeu uma comitiva ucraniana composta pelo prefeito de Ternopil, Serhiy Nadal, parlamentares e empresários.

Para a assinatura do termo de cooperação, veio uma comitiva de nove pessoas, incluindo empresários que visitam o Estado para conhecer as indústrias de erva-mate e embutidos do município. “Prudentópolis talvez seja um dos municípios que mais preservaram suas origens ucranianas. Esta parceria celebra isso e permite um intercâmbio em diversas áreas, inclusive empresarial”, afirmou o prefeito Adelmo Klosowski. “Tenho certeza que teremos empresas de Ternopil se instalando aqui em um futuro próximo”, disse.

Esta também é a aposta do prefeito de Ternopil. “Sabemos que o título de cidade-irmã é uma grande responsabilidade. Isso abre espaço para que aumentemos nossas parcerias nas áreas de turismo, cultura e cidadania, mas também representa uma importante cooperação entre o nosso empresariado”, destacou o presidente da Prudentópolis.

IMIGRAÇÃO – Foi da região de Ternopil que saiu a maior parte dos imigrantes que veio para o Paraná. A cidade está localizada no Oeste da Ucrânia, às margens do Rio Seret, na região da Galícia. Os ucranianos começaram a chegar ao Paraná no final do século 19 e se instalaram no Centro e no Centro-Sul do Estado.

A comunidade ucraniana no Brasil conta com aproximadamente 600 mil pessoas. Os descendentes se concentram principalmente nos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“Há vários aspectos de interesse em comum entre as duas cidades”, afirmou o presidente da Representação Central da Ucrânia no Brasil, Vitório Sorotiuk. Ele citou a ampliação de parcerias comerciais e a possibilidade de intercâmbios nas áreas da cultura, educação, tecnologia, agricultura e comércio.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o cônsul honorário da Ucrânia em Curitiba, Mariano Czaikowski; os vice-prefeitos de Prudentópolis, Osnei Staoler, e de Ternopil, Vladislau Stenkowski; e o  eparca da Imaculada Conceição de Rito Ucraniano, dom Meron Mazur.

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Chuvas esparsas
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
20º
Tempo nublado
Londrina
20º
Neblina
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que e o PAF  e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do senhor José Doruch aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Plano Sindi-Saúde comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor João Senkiu Sobrinho aos 59 anos de idade.
  • STF mantém prorrogação da Lei Paulo Gustavo até dezembro de 2023
  • Acidente entre caminhões deixa quatro mortos na PR 340, em Tibagi
  • Procon de Guarapuava notifica empresas por publicidade enganosa
  • BR 277 terá restrição de veículos pesados a partir desta sexta (03)
  • Sicredi anuncia R$ 1,5 bilhão para fortalecer parceria com agricultura no Show Rural Coopavel
  • Ano letivo municipal inicia com cerimônia, no Centro de Eventos Terra Das Cachoeiras