Prudentópolis oficializa acordo internacional com Ternopil

7 de março de 2019 às 10:28

Prudentópolis, no Centro-Sul do Estado, tornou-se oficialmente nesta quarta-feira (6) cidade-irmã da ucraniana Ternopil. O governador em exercício Darci Piana participou da cerimônia de assinatura do acordo de parceria internacional entre as duas cidades, que aconteceu no clube XII de Novembro. O município é primeiro do Paraná a firmar laços com uma cidade da Ucrânia.

Para Piana, o acordo vai fortalecer as parcerias comerciais, culturais e o turismo entre as duas cidades, refletindo em toda a economia paranaense. “A Ucrânia, que tem crescido muito nos últimos anos, vai servir de suporte para ajudar essa região e o nosso Estado a crescerem ainda mais”, afirmou. “A cultura, o turismo e os negócios que virão após essa assinatura serão fundamentais para fortalecer todos os segmentos da economia. A parceria é também um reconhecimento aos descendentes que vivem em Prudentópolis”, disse.

Com aproximadamente 50 mil habitantes, cerca de 70% da população de Prudentópolis têm ascendência ucraniana. O município mantém viva as origens e preserva sua cultura por meio da culinária, do artesanato, do folclore e da religião. São cerca de 50 igrejas na cidade com arquitetura bizantina – em muitas delas são celebrados cultos ortodoxos na língua ucraniana.

Além do aspecto cultural, a cidade também é conhecida como a Terra das Cachoeiras Gigantes e conta com cerca de 100 quedas catalogadas, algumas com mais de 100 metros de altura. “Este acordo também fortalece o turismo, que é a forma mais fácil e mais barata de gerar emprego no Paraná. Prudentópolis, com todas as suas belezas, faz parte da estratégia do governo de ampliar o turismo no Estado”, ressaltou Piana.

ACORDO – O processo para firmar o acordo entre Prudentópolis e Ternopil começou há oito anos. As duas cidades se tornaram mais próximas no final do ano passado, quando o município paranaense recebeu uma comitiva ucraniana composta pelo prefeito de Ternopil, Serhiy Nadal, parlamentares e empresários.

Para a assinatura do termo de cooperação, veio uma comitiva de nove pessoas, incluindo empresários que visitam o Estado para conhecer as indústrias de erva-mate e embutidos do município. “Prudentópolis talvez seja um dos municípios que mais preservaram suas origens ucranianas. Esta parceria celebra isso e permite um intercâmbio em diversas áreas, inclusive empresarial”, afirmou o prefeito Adelmo Klosowski. “Tenho certeza que teremos empresas de Ternopil se instalando aqui em um futuro próximo”, disse.

Esta também é a aposta do prefeito de Ternopil. “Sabemos que o título de cidade-irmã é uma grande responsabilidade. Isso abre espaço para que aumentemos nossas parcerias nas áreas de turismo, cultura e cidadania, mas também representa uma importante cooperação entre o nosso empresariado”, destacou o presidente da Prudentópolis.

IMIGRAÇÃO – Foi da região de Ternopil que saiu a maior parte dos imigrantes que veio para o Paraná. A cidade está localizada no Oeste da Ucrânia, às margens do Rio Seret, na região da Galícia. Os ucranianos começaram a chegar ao Paraná no final do século 19 e se instalaram no Centro e no Centro-Sul do Estado.

A comunidade ucraniana no Brasil conta com aproximadamente 600 mil pessoas. Os descendentes se concentram principalmente nos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“Há vários aspectos de interesse em comum entre as duas cidades”, afirmou o presidente da Representação Central da Ucrânia no Brasil, Vitório Sorotiuk. Ele citou a ampliação de parcerias comerciais e a possibilidade de intercâmbios nas áreas da cultura, educação, tecnologia, agricultura e comércio.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o cônsul honorário da Ucrânia em Curitiba, Mariano Czaikowski; os vice-prefeitos de Prudentópolis, Osnei Staoler, e de Ternopil, Vladislau Stenkowski; e o  eparca da Imaculada Conceição de Rito Ucraniano, dom Meron Mazur.

Prudentópolis
15º
Tempo nublado
Ponta Grossa
15º
Tempo nublado
Guarapuava
14º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Parcialmente nublado
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos  o falecimento da Sra Lidia Wolk Prado aos 97 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Eny Sponholz de Carvalho aos 101 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Mironco Liscuk
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Josefa Lojyk Borsuk Lubczyk.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Malko.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. José Dirceu Bohaczuk.
  • Receita Estadual do Paraná institui grupo de estudos sobre a Reforma Tributária
  • Museu Paranaense terá na próxima semana oficina gratuita de introdução à robótica
  • Com apoio do Estado, 200 jovens vão atuar como agentes cooperativistas no campo
  • Sanepar lança edital para compra de resíduos orgânicos para produção de biogás
  • Registro no Cadastur é obrigatório para acesso a crédito com baixas taxas de juros
  • MPPR cumpre mandados de busca e apreensão em Pinhão e Reserva do Iguaçu para apurar ataque armado a grupo de sem-terras que ocupam propriedade rural