Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Prudentópolis oficializa acordo internacional com Ternopil

7 de março de 2019 às 10:28
Com aproximadamente 50 mil habitantes, cerca de 70% da população de Prudentópolis têm ascendência ucraniana. O município mantém viva as origens e preserva sua cultura por meio da culinária, do artesanato, do folclore e da religião. São cerca de 50 igrejas na cidade com arquitetura bizantina – em muitas delas são celebrados cultos ortodoxos na língua ucraniana.

Prudentópolis, no Centro-Sul do Estado, tornou-se oficialmente nesta quarta-feira (6) cidade-irmã da ucraniana Ternopil. O governador em exercício Darci Piana participou da cerimônia de assinatura do acordo de parceria internacional entre as duas cidades, que aconteceu no clube XII de Novembro. O município é primeiro do Paraná a firmar laços com uma cidade da Ucrânia.

Para Piana, o acordo vai fortalecer as parcerias comerciais, culturais e o turismo entre as duas cidades, refletindo em toda a economia paranaense. “A Ucrânia, que tem crescido muito nos últimos anos, vai servir de suporte para ajudar essa região e o nosso Estado a crescerem ainda mais”, afirmou. “A cultura, o turismo e os negócios que virão após essa assinatura serão fundamentais para fortalecer todos os segmentos da economia. A parceria é também um reconhecimento aos descendentes que vivem em Prudentópolis”, disse.

Com aproximadamente 50 mil habitantes, cerca de 70% da população de Prudentópolis têm ascendência ucraniana. O município mantém viva as origens e preserva sua cultura por meio da culinária, do artesanato, do folclore e da religião. São cerca de 50 igrejas na cidade com arquitetura bizantina – em muitas delas são celebrados cultos ortodoxos na língua ucraniana.

Além do aspecto cultural, a cidade também é conhecida como a Terra das Cachoeiras Gigantes e conta com cerca de 100 quedas catalogadas, algumas com mais de 100 metros de altura. “Este acordo também fortalece o turismo, que é a forma mais fácil e mais barata de gerar emprego no Paraná. Prudentópolis, com todas as suas belezas, faz parte da estratégia do governo de ampliar o turismo no Estado”, ressaltou Piana.

ACORDO – O processo para firmar o acordo entre Prudentópolis e Ternopil começou há oito anos. As duas cidades se tornaram mais próximas no final do ano passado, quando o município paranaense recebeu uma comitiva ucraniana composta pelo prefeito de Ternopil, Serhiy Nadal, parlamentares e empresários.

Para a assinatura do termo de cooperação, veio uma comitiva de nove pessoas, incluindo empresários que visitam o Estado para conhecer as indústrias de erva-mate e embutidos do município. “Prudentópolis talvez seja um dos municípios que mais preservaram suas origens ucranianas. Esta parceria celebra isso e permite um intercâmbio em diversas áreas, inclusive empresarial”, afirmou o prefeito Adelmo Klosowski. “Tenho certeza que teremos empresas de Ternopil se instalando aqui em um futuro próximo”, disse.

Esta também é a aposta do prefeito de Ternopil. “Sabemos que o título de cidade-irmã é uma grande responsabilidade. Isso abre espaço para que aumentemos nossas parcerias nas áreas de turismo, cultura e cidadania, mas também representa uma importante cooperação entre o nosso empresariado”, destacou o presidente da Prudentópolis.

IMIGRAÇÃO – Foi da região de Ternopil que saiu a maior parte dos imigrantes que veio para o Paraná. A cidade está localizada no Oeste da Ucrânia, às margens do Rio Seret, na região da Galícia. Os ucranianos começaram a chegar ao Paraná no final do século 19 e se instalaram no Centro e no Centro-Sul do Estado.

A comunidade ucraniana no Brasil conta com aproximadamente 600 mil pessoas. Os descendentes se concentram principalmente nos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“Há vários aspectos de interesse em comum entre as duas cidades”, afirmou o presidente da Representação Central da Ucrânia no Brasil, Vitório Sorotiuk. Ele citou a ampliação de parcerias comerciais e a possibilidade de intercâmbios nas áreas da cultura, educação, tecnologia, agricultura e comércio.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o cônsul honorário da Ucrânia em Curitiba, Mariano Czaikowski; os vice-prefeitos de Prudentópolis, Osnei Staoler, e de Ternopil, Vladislau Stenkowski; e o  eparca da Imaculada Conceição de Rito Ucraniano, dom Meron Mazur.