Prudentópolis vai ganhar a Casa da Memória

7 de março de 2019 às 07:53

Prudentópolis vai ganhar a Casa da Memória. O projeto já foi feito e será reformada a antiga Secretaria de Educação, que já é um prédio histórico do município. A estrutura não será demolida, apenas revitalizada.

O objetivo principal é resgatar a história do município,consolidando o patrimônio público e potencializando o acervo histórico cultural, ampliando o suporte turístico.

A obra é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, que realizou a construção do novo projeto e será responsável pela organização. O espaço abrigará toda a memória material e imaterial do município.

O prédio manterá suas características originais, e serão feitas melhorias na estrutura danificada de madeira na parte interna. A estrutura terá uma ampliação para a adequação dentro das normas, incluindo uma plataforma de acessibilidade.

A obra ainda está em fase de licitação, que está marcada para o dia 13 de março. Segundo o edital, as obras deverão iniciar em 10 dias após a assinatura do contrato e conclusão em até 180 dias.

O investimento para a Casa da Memória é de R$ 250 mil, emenda do ex-deputado federal João Arruda. O projeto também terá recursos do Ministério do Turismo, valores que entram para a Secretaria de Cultura, devido ser uma atividade com suporte ao turismo no município.

Para a secretária de Cultura municipal, Nadir Vozivoda, o acervo histórico é bastante aguardado pela população. “Será um resgate e registro da história do município. Este será um trabalho que vai iniciar agora, porém vai durar vários anos, tendo em vista a necessidade de um cuidadoso resgate com pesquisas envolvendo historiadores, pesquisadores e contando com a colaboração de toda a comunidade. É um projeto que foi cuidadosamente elaborado e sua execução está sendo aguardado com muita expectativa”, disse.

Segundo ela, alguns materiais que ficarão no local já foram selecionados. “ Já iniciamos a identificação de alguns artefatos pertencentes aos nossos primeiros habitantes, os índios caigangues. O material já coletado se encontra em via de conclusão das análises de identificação junto ao Museu Paranaense e que envolveu pesquisadores da UFPR e da USP. A reforma é o primeiro passo deste processo”, finaliza.

 

 

Prudentópolis
26º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
26º
Parcialmente nublado
Guarapuava
23º
Tempo nublado
Curitiba
25º
Tempo limpo
Londrina
29º
Tempo limpo
União da Vitória
22º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Daniel Germano Pesck aos 82 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Fiuza Ribeiro
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr. Lademiro Petriw, popularmente conhecido como “Ladio”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antenor Marconato aos 71 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Ilor Vicente Pontarolo.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Adelaide Woicik  Stasiu aos 80 anos de idade.
  • Pela primeira vez, mais de 50% das luminárias dos municípios paranaenses são LED
  • Acidente Fatal na BR-373 em Prudentópolis: Colisão Frontal Resulta em Morte 
  • Connect Week discute uso da inovação para uma agricultura mais sustentável
  • Paraná populariza inovação no Connect Week com anúncio de investimentos e projetos
  • Ranking destaca ações sustentáveis das universidades estaduais; UEL lidera no Paraná
  • IAT fiscaliza pesca irregular e fecha cativeiro de aves no Centro-Oeste do Estado