Prudentópolis vai ganhar a Casa da Memória

7 de março de 2019 às 07:53

Prudentópolis vai ganhar a Casa da Memória. O projeto já foi feito e será reformada a antiga Secretaria de Educação, que já é um prédio histórico do município. A estrutura não será demolida, apenas revitalizada.

O objetivo principal é resgatar a história do município,consolidando o patrimônio público e potencializando o acervo histórico cultural, ampliando o suporte turístico.

A obra é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, que realizou a construção do novo projeto e será responsável pela organização. O espaço abrigará toda a memória material e imaterial do município.

O prédio manterá suas características originais, e serão feitas melhorias na estrutura danificada de madeira na parte interna. A estrutura terá uma ampliação para a adequação dentro das normas, incluindo uma plataforma de acessibilidade.

A obra ainda está em fase de licitação, que está marcada para o dia 13 de março. Segundo o edital, as obras deverão iniciar em 10 dias após a assinatura do contrato e conclusão em até 180 dias.

O investimento para a Casa da Memória é de R$ 250 mil, emenda do ex-deputado federal João Arruda. O projeto também terá recursos do Ministério do Turismo, valores que entram para a Secretaria de Cultura, devido ser uma atividade com suporte ao turismo no município.

Para a secretária de Cultura municipal, Nadir Vozivoda, o acervo histórico é bastante aguardado pela população. “Será um resgate e registro da história do município. Este será um trabalho que vai iniciar agora, porém vai durar vários anos, tendo em vista a necessidade de um cuidadoso resgate com pesquisas envolvendo historiadores, pesquisadores e contando com a colaboração de toda a comunidade. É um projeto que foi cuidadosamente elaborado e sua execução está sendo aguardado com muita expectativa”, disse.

Segundo ela, alguns materiais que ficarão no local já foram selecionados. “ Já iniciamos a identificação de alguns artefatos pertencentes aos nossos primeiros habitantes, os índios caigangues. O material já coletado se encontra em via de conclusão das análises de identificação junto ao Museu Paranaense e que envolveu pesquisadores da UFPR e da USP. A reforma é o primeiro passo deste processo”, finaliza.

 

 

Prudentópolis
22º
Tempo nublado
Ponta Grossa
22º
Tempo nublado
Guarapuava
20º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
31º
Parcialmente nublado
União da Vitória
21º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • APAE de Prudentópolis Contrata Operadora de Telemarketing
  • Comunicado da Prefeitura de Imbituva: Prazo para Pagamento do IPTU/2024 com Desconto
  • Cresol prepara bons negócios para a Agrishow 2024
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde