Durante esta quinta feira, na Unidade Operacional PRF Guará localizada na BR 277 km 319, agentes da PRF e do IPEM de Guarapuava, realizaram uma fiscalização com foco
no cronotacógrafo dos veículos de carga e de transporte de passageiros.
O cronotacógrafo é um equipamento obrigatório, segundo o Código de Trânsito Brasileiro para veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas e para veículos de passageiros com mais de 10 lugares e registra de forma simultânea e inalterável a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido.
Desta forma, os policiais podem fiscalizar além da velocidade do veículo, também o tempo de trabalho e os tempos de parada/descanso dos motoristas.
Ao todo, os agentes inspecionaram 98 (noventa e oito) veículos e aplicaram 17 (dezessete) notificações.
As principais infrações constatadas estavam relacionadas a falta do equipamento cronotacógrafo, equipamento vencido ou ineficiente.
Além disto, outras infrações de trânsito foram registradas como: transporte de criança sem observar as normas de segurança; veículos com licenciamentos vencidos ou em mau estado de conservação; equipamentos obrigatórios em descordo com as normas do CONTRAN e veículos sem portar Autorização Especial de Trânsito ou com esta vencida.
Foram aplicados ainda 19 (dezenove ) testes de alcoolemia, todos com resultados negativos.
A operação faz parte da estratégia para controle de velocidade nas rodovias, bem como do monitoramento da jornada de trabalho dos motoristas profissionais.
Informações e Imagem: PRF