Aposentadoria de ex-governadores será discutida durante audiência pública

19 de março de 2019 às 21:30

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) promove nesta quarta-feira (20), às 10h, no Auditório Legislativo da Casa, audiência pública para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 1/2019, de autoria do Poder Executivo, que extingue a aposentadoria de ex-governadores. A proposta do governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) revoga o § 5º do art.85 da Constituição do Estado do Paraná, cuja íntegra é a seguinte: “Cessada a investidura no cargo de Governador do Estado, quem o tiver exercido em caráter permanente fará jus, a título de representação, desde que não tenha sofrido suspensão dos direitos políticos, a um subsídio mensal vitalício, igual ao percebido pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado”.

Membro titular da CCJ, o deputado Homero Marchese (PROS) adiantou que apresentará, já na sessão extraordinária da Comissão, convocada para as 13h30 desta quarta-feira e que analisará a admissibilidade da PEC, uma proposta de emenda ao texto governamental estendendo os efeitos da lei para todos aqueles que recebem o benefício. Para justificar sua iniciativa, invoca a ADI nº 4545, impetrada pela OAB e em tramitação no Supremo Tribunal Federal, bem como decisão judicial que extinguiu a aposentadoria de ex-governadores do Estado do Mato Grosso, pregressos e futuros.

Audiência – Entidades como a Associação dos Delegados de Polícia do Paraná (Adepol), Associação dos Oficiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (Assofepar), Associação Beneficente e Recreativa do Tribunal de Contas do Paraná, além de juristas, confirmaram presença no debate. Estão previstas falas do líder do Governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri (PSD), que explicará a proposta do Governo aos presentes, e do advogado Leo Holzmann de Almeira, professor e especialista em Direito Previdenciário, Administrativo e Constitucional. Segundo o presidente da CCJ, deputado Delegado Francischini (PSL), a ideia é tornar as audiências públicas uma prática permanente da Comissão, sempre que assuntos de ampla repercussão junto à sociedade paranaense forem submetidos ao seu exame.

Sessão extra – No início da tarde desta quarta-feira (20) a CCJ volta a se reunir, em caráter extraordinário, para agilizar a análise do grande número de projetos constantes na pauta ou a espera de seu parecer. Primeira instância da tramitação pelas comissões técnicas permanentes, é a partir da admissibilidade pela CCJ que os projetos de lei seguem para exame pelas demais comissões. A pauta desta quarta-feira(20), além da PEC nº 1/2019, em regime de urgência, vai incluir as propostas remanescentes da sessão desta terça-feira (19) e o projeto de lei nº 86/2019, também oriundo do Poder Executivo, alterando e incluindo dispositivos na Lei nº 16.357/2009, que instituiu o Fundo de Equalização do Microcrédito (FEM). Na justificativa da medida o governador observa que ela visa fixar novas formas de aportes financeiros do fundo, a maneira de aplicação do percentual máximo a ser deduzido da taxa de juros final concedida ao mutuário, bem como a perda do direito ao subsídio em caso de inadimplência.

 

Prudentópolis
20º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Tempo nublado
Curitiba
20º
Tempo nublado
Londrina
23º
Tempo nublado
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento da Sra. Ana Ditkun.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi – Saúde, comunicam o falecimento da Sra. Alayde Lichi Americano.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Maria Jak Stempniak.
  • Prefeito de Ivaí Orli de Cristo lamenta a morte do Sr Guilherme Salvadori aos 106 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Jovem Emerson Alexsandro Okaranski
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da pequena Mariah Parkuts Datczuk.
  • Ato em memória ao povo ucraniano foi realizado no parque Tingui em Curitiba
  • Bombeiros do Paraná têm melhor colocação entre sul-americanos no Grimpday
  • Paraná abre inscrições para intercâmbio de professores do ensino fundamental nos EUA
  • Procon-PR emite recomendação para coibir altas de preços dos repelentes contra mosquitos
  • Mega-Sena acumula novamente e prêmio chega a R$ 120 milhões
  • Cartórios do Paraná explicam registro de nascimento de crianças em ano bissexto