Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Exposição Ucraniana: arte, cultura e tradição no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro em Guarapuava

25 de março de 2019 às 19:03
Hoje, entre a profissão de educadora, Maria Rosa Pastuch trabalha com o artesanato ucraniano como um hobby, contribuindo com a cultura ucraniana, principalmente na arte de escrever as pêssankas.

No próximo dia 1º de abril, o Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro recebe a Exposição Ucraniana: arte, cultura e tradição. Trata-se de uma mostra da cultura e tradições ucranianas onde será apresentado o artesanato preservado por descendentes, como Maria Rosa Pastuch, natural de Prudentópolis e que, atualmente, reside em Guarapuava. “Aos sete anos frequentava a casa da avó para aprender a confeccionar a primeira toalhinha de crochê. Com o decorrer dos anos, fui me interessando por outras artes manuais como bordados, pêssankas e óleo em tela”, comenta a artesã.

O artesanato ucraniano teve grande influência na cultura paranaense, devido à imigração dada no final do século XIX. “Queremos expor as pêssankas, bordados, músicas e outros para contribuir com o conhecimento da sociedade em relação à cultura ucraniana, que é bastante rica e significativa para a região, despertando novas gerações para a manutenção desses costumes”.

Hoje, entre a profissão de educadora, Maria Rosa Pastuch trabalha com o artesanato ucraniano como um hobby, contribuindo com a cultura ucraniana, principalmente na arte de escrever as pêssankas. “É uma arte tradicional ucraniana, ovo colorido/escrito à mão, de origem eslava. Sua denominação vem do verbo pysaty (escrever) e simboliza a vida, saúde e a prosperidade. Os desenhos são símbolos que representam a materialização daquilo que desejamos ao próximo e suas cores transmitem os desejos do espírito”.

A exposição fica no Centro de Artes até o dia 17 de março e pode ser visitada de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30. A entrada é gratuita.

Exposição Ucraniana: arte, cultura e tradição
Data: De 01/04 a 17/04
Horário: segunda a sexta, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30
Local: Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro (ao lado da Catedral)
Entrada: Gratuita