Governo do Estado promove dia de conscientização pelo combate ao câncer

9 de abril de 2019 às 18:17

Todo mundo que passou pelo calçadão da Rua XV de Novembro, no centro de Curitiba,  na tarde desta segunda-feira (08), foi impactado pela ação comemorativa do Dia Mundial do Combate ao Câncer promovida pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A mobilização, que comemorou também o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), atendeu a milhares de pessoas e contou ainda com a presença da primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa.

Além das ações de informação e conscientização sobre a doença, foram oferecidos diversos serviços gratuitos como aferição de pressão arterial, exame de glicemia, coleta de sangue e cadastro de possíveis doadores de medula óssea e sessões de auriculoterapia entre outros.

“A ideia é levar as secretarias de Estado onde o povo está, então resolvemos trazer a estrutura da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná para essa grande campanha de prevenção ao câncer. Mas não só isso – da parte de nossa Secretaria, também estamos orientando as pessoas sobre os direitos que elas têm quando estão com essa doença”, disse o secretário Ney Leprevost.

Para o secretário da Saúde, Beto Preto, o engajamento para informar a população sobre temas ligados à saúde sempre é válido. “Ações como essa são muito importantes. Estas datas –  o Dia Mundial da Saúde e Dia Mundial de Combate ao Câncer – servem como um a oportunidade de dizer que a saúde é importante sempre”, destacou.

Diversos parceiros se engajaram à causa e estiveram presentes à Boca Maldita: Comando da 5ª Região Militar do Exército Brasileiro, Pequeno Cotolengo Paranaense; Hospital Erasto Gaertner; Hospital Erastinho; Hospital de Clínicas; Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol); Instituto Atitude na Cabeça; Rede Feminina de Combate ao Câncer; Associação das Amigas da Mama; Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale); Associação Paranaense da Criança com Neoplasia (APACN); Faculdade Ibrate; Centro Internacional de Pesquisa Científica (CIA); Estética Humanizada Miriam Berardi; Hemepar; Nota Paraná; Projeto Remama, Projeto Saúde Bucal em Foco; além das ONGs União Traz a Cura, Sementes da Vida e Mãos Sem Fronteiras.

 

 

Prudentópolis
11º
Tempo limpo
Ponta Grossa
11º
Tempo limpo
Guarapuava
11º
Tempo limpo
Curitiba
10º
Tempo limpo
Londrina
17º
Tempo limpo
União da Vitória
11º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Sao Josafat comunica o falecimento do Sr Augusto Kozak aos 89 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Lademiro Barabasz aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • Comitiva do Sicredi participa do maior evento de cooperativismo de crédito do mundo, em Boston (EUA)
  • IAT renova convênio com Unifil para atendimento à fauna na região de Londrina
  • Rádio Educativa é finalista do Prêmio Ocepar de Jornalismo com duas séries especiais
  • No Paraná, 75,8% da frota tributada pagou IPVA lançado em 2024; veja como regularizar
  • Ações especiais: domingo é dia de parque em Unidades de Conservação do Paraná
  • Mata ciliar aumenta 12% no Paraná com proteção de nascentes e plantio de mudas