Paraná começa campanha de vacinação contra a gripe

10 de abril de 2019 às 13:44

A primeira fase da vacinação contra a gripe no Paraná começa nesta quarta-feira (10) e vai até o dia 19 de abril e tem como público-alvo crianças de 6 meses até 5 anos, as gestantes, puérperas, que são as mulheres que acabaram de ter bebês nos últimos 45 dias, e povos indígenas.

A segunda fase, a partir do dia 22, abrangerá idosos, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 20 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Todos os municípios do Paraná vão vacinar a população-alvo. A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue até o dia 31 de maio.

A Secretaria Estadual da Saúde já recebeu 1,4 milhão de doses de vacina do Ministério da Saúde e no total deverá receber 3 milhões e 618 mil doses.

“O Paraná está mobilizado contra a gripe numa grande parceria que envolve todos os municípios e as 22 regionais de Saúde. Nossa orientação é para que a população busque a unidade mais próxima para a imunização. A vacina é segura e protege contra o vírus”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Dia 4 de maio será o Dia Nacional de Mobilização, e o objetivo da Secretaria da Saúde é chegar até o final de maio com 90% do público-alvo vacinado e as equipes estão mobilizadas para o cumprimento da meta, disse a superintendente de Atenção à Saúde, Maria Goretti David Lopes.

O QUE É INFLUENZA – E uma infecção viral aguda do sistema respiratório altamente transmissível. Os sintomas são febre alta, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Se não for tratada, pode provocar complicações, evoluir para pneumonia e provocar até a morte.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada, ao falar, ao tossir ou no contato pelas mãos.

Neste ano o Paraná já registrou 11 casos confirmados da Influenza, com cinco mortes.

PROTEÇÃO – A vacina aplicada nas unidades de saúde é trivalente e protege contra duas cepas de vírus A e uma cepa de vírus B.

A enfermeira da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Secretaria, Vera Rita da Maia, orienta ainda para medidas que ajudem na proteção contra a gripe, como lavar e higienizar as mãos com frequência, alimentação saudável, ingerir bastante líquido, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa, evitar contato com pessoas que estejam com sintomas de gripe e manter a casa ou o local de trabalho arejados. Ao tossir ou espirrar as pessoas devem tampar o nariz e a boca para que as gotículas não se espalhem.

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
23º
Tempestades severas
União da Vitória
18º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Vanda Lopes de Oliveira aos 31 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Elisangela Melnik aos 43 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Verginia Koutzon aos 71 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Izidoro Muren
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Tiburcio
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Augustinho Woichik aos 58 anos.
  • Porco de estimação que pesa 90kg chama atenção nas ruas de Curitiba: “Não vai pra ceia”
  • Com Piso Único e cofinanciamento, Paraná fortalece políticas de assistência social
  • Catedral Imaculada Conceição realiza em Prudentópolis a abertura do ano jubilar 2025
  • Samu bate recorde de atendimentos e Siate tem renovação histórica na frota
  • Helena e Miguel são os nomes mais registrados no Paraná em 2024. Veja a lista
  • Veja como será o funcionamento dos bancos no final do ano