Comunidade celebra Dia da Ucrânia em Curitiba

14 de abril de 2019 às 21:11

A comunidade ucraniana promove neste fim de semana, no Memorial de Curitiba, a terceira edição do Dia da Ucrânia. O evento, que integra a programação do Pavilhão Étnico, dá início às comemorações dos 90 anos do Folclore Barvinok, o grupo folclórico ucraniano mais antigo do Paraná. As celebrações acontecem sábado e domingo (13 e 14), das 9h às 18h, com entrada gratuita.

Serão dois dias de muita dança, artesanato e culinária típica ucraniana aprendidos e mantidos por mais de um século de imigração. A festa conta com a presença de descendentes de ucranianos vindos de outros estados e países, 17 grupos folclóricos atuantes no Brasil e Paraguai, e 27 artesãos paranaenses, que apresentam seus trabalhos durante toda a programação.

A diretora do Folclore Ucraniano Barvinok, Solange Oresten, conta que os grupos de dança que vão se apresentar nos dois dias de evento são voluntários.

Os visitantes poderão levar um pouco da cultura ucraniana para casa. Será realizada a venda de artesanatos, como as tradicionais pêssankas (ovos coloridos e decorados a mão). Entre as comidas típicas que estarão à venda está o vareniki, pastel cozido semelhante ao pierogi polonês.

Outras edições do evento
As duas primeiras edições do Dia da Ucrânia aconteceram no Memorial Ucraniano. Com o crescimento do público, a terceira edição exigiu um espaço maior. Este ano, a expectativa de público é de 2 mil pessoas ao dia.

Serviço
Dia da Ucrânia
Local: Pavilhão Étnico – Memorial de Curitiba – R. Claudino dos Santos, 79 – Centro Histórico.
Data: 13 e 14 de abril de 2019 (sábado e domingo)
Horário: 9h às 18h
Ingresso: gratuito

FONTE BANDA B

Prudentópolis
21º
Tempo limpo
Ponta Grossa
21º
Tempo limpo
Guarapuava
21º
Tempo limpo
Curitiba
21º
Tempo limpo
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
20º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento do Sr. João Grescyczyn. Ocorrido hoje, aos 89 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sra. Leci Fernandes Marins. Ocorrido hoje, aos 62 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sr. Januário Mazur. Ocorrido ontem, aos 48 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento do Jovem Idinei Ribeiro, aos 31 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Metodio Kuchla aos 68 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Eugenia Senkiu aos 59 anos.
  • Paraná Trifásico entrega 13,7 km de novas redes por dia e já beneficia 366 municípios
  • IPVA 2024: mais de 75% do valor lançado foi pago pelos contribuintes
  • Com apoio do Estado, Unicentro inaugura novas instalações em Guarapuava
  • Selecionados pelo Talento Tech comemoram poder aprender tecnologia nas próprias cidades
  • Com revitalização da orla de Matinhos, IAT oferece curso de construção civil
  • Governador lança projeto para estimular formação tecnológica de 3 mil alunos em 50 cidades