A comunidade ucraniana promove neste fim de semana, no Memorial de Curitiba, a terceira edição do Dia da Ucrânia. O evento, que integra a programação do Pavilhão Étnico, dá início às comemorações dos 90 anos do Folclore Barvinok, o grupo folclórico ucraniano mais antigo do Paraná. As celebrações acontecem sábado e domingo (13 e 14), das 9h às 18h, com entrada gratuita.
Serão dois dias de muita dança, artesanato e culinária típica ucraniana aprendidos e mantidos por mais de um século de imigração. A festa conta com a presença de descendentes de ucranianos vindos de outros estados e países, 17 grupos folclóricos atuantes no Brasil e Paraguai, e 27 artesãos paranaenses, que apresentam seus trabalhos durante toda a programação.
A diretora do Folclore Ucraniano Barvinok, Solange Oresten, conta que os grupos de dança que vão se apresentar nos dois dias de evento são voluntários.
Os visitantes poderão levar um pouco da cultura ucraniana para casa. Será realizada a venda de artesanatos, como as tradicionais pêssankas (ovos coloridos e decorados a mão). Entre as comidas típicas que estarão à venda está o vareniki, pastel cozido semelhante ao pierogi polonês.
Outras edições do evento
As duas primeiras edições do Dia da Ucrânia aconteceram no Memorial Ucraniano. Com o crescimento do público, a terceira edição exigiu um espaço maior. Este ano, a expectativa de público é de 2 mil pessoas ao dia.
Serviço
Dia da Ucrânia
Local: Pavilhão Étnico – Memorial de Curitiba – R. Claudino dos Santos, 79 – Centro Histórico.
Data: 13 e 14 de abril de 2019 (sábado e domingo)
Horário: 9h às 18h
Ingresso: gratuito
FONTE BANDA B