Operação Serra Segura: PRF detecta problema em 80,9% dos veículos de carga fiscalizados

17 de abril de 2019 às 09:49

Colaboração Repórter Kiko de Oliveira.

Foto: PRF

Na data de ontem, terça-feira (16/04/2019), a PRF realizou a 15ª edição da Operação Serra Segura na região dos Campos Gerais, no Posto PRF Caetano. Essa operação é parte importante da estratégia da PRF para redução do número de acidentes envolvendo veículos de carga, posto que pelo balanço de acidentes do primeiro trimestre desse ano, a PRF constatou que metade dos acidentes com óbito envolviam veículos de carga. A operação, que tem como objetivo conscientizar os motoristas e proprietários sobre a importância da manutenção dos veículos a fim de evitar que defeitos mecânicos possam ser a causa de acidentes, contou com a participação de PRFs da delegacia de Ponta Grossa e da Superintendência de Curitiba, num total de 9 policiais.
Após abordado o veículo, os policiais fazem a fiscalização do veículo, motorista, notas fiscais e carga, enquanto equipes de mecânicos da concessionária fazem uma inspeção em alguns itens de segurança como sistemas de freios, iluminação, sinalização, suspensão e direção, que, em caso de falhas podem causar acidentes graves. Enquanto isso, os motoristas e passageiros são convidados a assistir palestra sobre segurança no trânsito e passam por exames básicos de saúde.
O que chamou a atenção nessa edição foi o alto percentual de veículos com algum tipo de problema, chegando a 80,9%. Nesta edição, 86 veículos e 64 pessoas foram fiscalizados. Os principais problemas encontrados foram: sinalização (30,9%); extintor (28,6%); e pneus (26,2%). 17 CRLVs foram recolhidos para regularização dos problemas encontrados e 3 veículos ficaram retidos por comprometerem a segurança ou por problemas de documentação. 44 pessoas foram atingidas pela campanha educativa. Foram flagrados 6 veículos com excesso de peso, totalizando 34,77ton.
Ainda nessa edição foi abordado um veículo de carga transportando aproximadamente R$ 108.000,00 (aproximadamente US$28.000,00) em peças de celular provenientes do Paraguai embarcadas com nota fria.

Fonte: PRF

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Parcialmente nublado
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
19º
Tempo nublado
  • Com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Gail Lauro Caldeira Ribeiro De Carvalho. Ocorrido hoje, aos 82 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • UNICENTRO – FAU corrige gabarito de concurso para Engenheiro Agrônomo: 16 questões de Conhecimentos Específicos estavam erradas
  • Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade
  • Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho
  • Curso presencial sobre requisitos de aposentadoria para PCD acontecerá em Prudentópolis – PR
  • Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados