Operação Páscoa do IPEM-PR verificou peso dos produtos e segurança de brindes

18 de abril de 2019 às 08:26

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná finalizou hoje (17) a Operação Páscoa, com a verificação de 16.427 unidades de produtos mais consumidos nessa época, como ovos de chocolate, colomba pascal, chocolate em pó, chocolate ao leite, bombons de chocolate, alfajores, barras de chocolate, coelhos de chocolate, entre outros, além de pescados congelados e enlatados. As infrações por falta quantitativa de produto foram 29, representando 2,4%; e por erros formais na embalagem foram 10 infrações.

A fiscalização dos brinquedos ou brindes fornecidos com os chocolates também fizeram parte dessa Operação Páscoa. Foram fiscalizados 3.622 unidades, com nenhuma reprovação, todas as unidades fiscalizadas estavam segundo os requisitos e padrões do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, ou seja, com o selo do INMETRO e com a indicação da faixa etária, garantindo que o brinquedo é seguro para a idade indicada.

O presidente do IPEM-PR, Rubico Camargo, analisou o resultado da Operação Páscoa, realizada anualmente pelo Instituto, que efetua todos os trabalhos do INMETRO no Estado, como “positivo, pois demonstra que o empresário está cada vez mais consciente, e passa a entender o IPEM-PR como um aliado para o controle da sua produção. Em relação ao consumidor, somos parceiros para que não seja prejudicado, pagando exatamente por aquilo que está levando para sua casa”, finaliza o presidente.

A Operação Páscoa teve início em fevereiro, quando os agentes visitaram os fabricantes desses produtos, em seguida a açãoaconteceu nos locais de revenda, onde estavam expostos, atingindo marcas regionais e de outros estados, além dos chamados “autosserviços”, que são os embalados no próprio estabelecimento, que também passaram por fiscalização dos agentes do IPEM-PR, através da Gerência de Pré-Embalados, sob o comando do gerente Sérgio Camargo.

Segundo o gerente de Pré-Embalados do IPEM-PR, após a coleta de amostras, esses produtos foram levados para os laboratórios do IPEM-PR, nas unidades de Curitiba e Regionais de Londrina, Maringá, Cascavel e Guarapuava, onde os técnicos observaram se os produtos estão atendendo os padrões estabelecidos pelo INMETRO,com exames quantitativos (peso), desconsiderando o peso da embalagem; e exame formal de embalagens, seguindo formalidades nos caracteres indicativos do produto.

Multas – Os produtos encontrados com irregulares quantitativas ou formais, ou com a falta do selo do INMETRO no brinquedo e indicação da faixa etária, o estabelecimento comercial foi notificado, e tem um prazo de 10 dias para apresentar defesa escrita junto ao IPEM-PR. As multas impostas mediante procedimento administrativo podem variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, considerando a gravidade, a vantagem auferida, o prejuízo ao consumidor, a repercussão social da infração, agravados pela reincidência, pela constatação de fraude, entre outros.

OUVIDORIA DO IPEM-PR – O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do IPEM-PR pelo telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, das 8 hàs 12 h e 13 h às 17 h, ou enviar e-mail para: [email protected], ou acessar o site www.ipem.pr.gov.br e relatar o seu caso.

 

Prudentópolis
12º
Tempo limpo
Ponta Grossa
13º
Tempo limpo
Guarapuava
11º
Tempo limpo
Curitiba
16º
Tempo limpo
Londrina
22º
Parcialmente nublado
União da Vitória
11º
Tempo limpo
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis
  • Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada
  • Nova seleção de beneficiários para o condomínio do idoso
  • Quarta parcela do IPVA 2024 para placas com final 3 e 4 vence nesta quinta-feira
  • Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ celebra sucesso das assembleias com a aumento expressivo de associados
  • Novo Refis: Paraná lança programa de regularização de dívidas tributárias