Paraná tem mais duas mortes por dengue confirmadas

7 de maio de 2019 às 18:40

O boletim semanal divulgado nesta terça-feira (07) pela Secretaria de Estado da Saúde confirma mais duas mortes causadas pela dengue, uma em Cascavel (um homem de 84 anos) e outra em Maringá (uma mulher de 58 anos). Os dois são autóctones, contraídos na cidade onde as pessoas moravam. Desde o início deste ano, o Paraná já registrou 10 casos de morte por dengue em Londrina (5), Cascavel (3) e Maringá (2).

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que o agravamento da doença no Paraná é muito preocupante porque ainda não chegou o fim do ciclo da doença. “Precisamos do engajamento da população, que pode nos ajudar cuidando do ambiente de suas casas, evitando o lixo acumulado e os focos com água parada nos quintais”, alerta.

Em parceria com os municípios, a secretaria intensificou os trabalhos de prevenção à dengue percorrendo todas as Regionais de Saúde para capacitação de médicos, enfermeiros e equipes da Vigilância em Saúde e da Atenção à Saúde. O objetivo é rever o fluxo da doença para que o atendimento e o diagnóstico aconteçam rapidamente.

Nas capacitações, feitas por médicos especialistas do Setor de Doenças Transmitidas por Vetores da secretaria, também são transmitidas informações sobre manejo clínico da doença, identificação de criadouros de mosquito transmissor e outras e medidas preventivas.

Nesta ação, já foram capacitados cerca de 2 mil profissionais de 11 Regionais de Saúde. Nesta segunda-feira (6), o curso aconteceu em Irati e nesta terça-feira ocorre em Paranavaí e Loanda. Na quinta e na sexta-feira (9 e 10) será em Telêmaco Borba.

“O nosso trabalho de prevenção e orientação percorre todo o Paraná, mas é preciso que a população também participe”, reafirma a médica veterinária Ivana Belmonte, da Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde.

BALANÇO – O boletim semanal mostra que são 5.938 casos confirmados de dengue no Paraná, contra 4.970 registrados na semana passada – um aumento de 968 casos.

Cresceu também o número de municípios com maior incidência da doença. Eram 24 na semana anterior e hoje são 26: Japurá, Francisco Alves, Porto Rico, Leópolis, Uraí, Lupionópolis, Itambé, Loanda, Santa Mariana, Terra Roxa, Abatiá, Flórida, Missal, Nova Londrina, Alvorada do Sul, Moreira Sales, Rancho Alegre, Santo Antônio do Paraíso, Anahy, Cafeara, Arapuã, Andirá, Lindoeste, Bandeirantes, Paranacity e Nova Olímpia.

 

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
20º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
27º
Tempo nublado
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vanderlei Venuk
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Antonio Ailton Surek
  • É com pesar que a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Rosalia Muzeka Hanysz aos 85 anos de idade.
  • Com Pesar que comunicamos o falecimento do pequeno Miguel Antônio Rodrigues Lima, aos 21 dias de vida
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Paulina Novossad Denicieicz.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Teodosia Maria Papirniak
  • PCPR na Comunidade leva serviços para população de três municípios do Paraná
  • Governo entrega relatório de monitoramento do PPA 2024-2027 à Assembleia Legislativa
  • Rota da Inovação leva mais de 400 alunos da rede estadual para conhecer ambientes inovadores
  • Em Umuarama, técnicos do IAT devolvem à natureza jiboia com 1,6 metro
  • Sicredi é novamente reconhecido como líder em inovação aberta no Brasil pelo ranking 100 Open Startups
  • Serviço de verificação de óbito do Paraná recebe visita técnica do Ministério da Saúde