A Comissão Especial criada para analisar a proposta de fim das aposentadorias vitalícias a ex-governadores do Paraná aprovou o texto do projeto, nesta terça-feira (14). O parecer foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares membros da comissão.
Agora, o texto original proposto pelo deputado Cobra Repórter (PSD) que põe fim à aposentadoria dos futuros ex-governadores, e a emenda apresentada com o apoio de 32 parlamentares para extinguir o pagamento também para os ex-governadores que já recebem o benefício, serão votados em uma sessão plenária marcada para a manhã desta quarta-feira (15).
Atualmente, conforme a Alep, 11 ex-governadores e viúvas recebem o benefício. Os textos precisam de 33 votos para serem aprovados.
Por ano, as pensões custam aos cofres públicos R$ 3,6 milhões. O benefício vale, inclusive, para gestores que ficaram pouco tempo no cargo.
A PEC original foi apresentada pelo Governo do Paraná em fevereiro. De acordo com a Constituição Estadual, os ex-governadores têm direito a uma pensão no mesmo valor do salário de um desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), que atualmente é de R$ 30.471,11.
Fonte: G1PR