Paraná tem redução de assassinatos no 1º trimestre do ano; mortes após lesão corporal aumentam

14 de maio de 2019 às 09:39

O número de vítimas de assassinatos diminuiu 29% no Paraná, no primeiro trimestre de 2019, em comparação ao mesmo período de 2018, conforme dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) nesta segunda-feira (13).

O mesmo balanço revela que as mortes após lesão corporal aumentaram no período.

Conforme os dados, foram 595 mortes violentas registradas no estado, entre janeiro e março de 2018, contra 418 mortes nos três primeiros meses deste ano. Os números consideram a quantidade de vítimas de latrocínio, homicídio doloso e lesão corporal com resultado de morte.

A diminuição de assassinatos no Paraná acompanha a redução nacional. No primeiro trimestre de 2019, conforme levantou o Monitor da Violência, índice nacional do G1, houve redução de 24% nas mortes violentas no País.

O número de vítimas de homicídio doloso no estado caiu de 558, registradas nos três primeiros meses do ano passado, para 381 em 2019, conforme o levantamento da Sesp.

Considerando as vítimas por latrocínio, que é o crime de roubo seguido de morte, também houve redução no estado, de acordo com o levantamento. Foram 19 vítimas em 2019, 13 a menos do que no anterior.

Em casos de lesão corporal com resultado de morte, conforme o levantamento, o Paraná registrou aumento de vítimas. Entre janeiro e março de 2019, 18 pessoas morreram por este tipo de crime. Em 2018, no mesmo período, foram cinco mortes.

O levantamento dos dados de mortes violentas faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Fonte: G1PR

Prudentópolis
Tempo limpo
Ponta Grossa
10º
Tempo limpo
Guarapuava
Tempo limpo
Curitiba
11º
Tempo limpo
Londrina
19º
Tempo nublado
União da Vitória
Tempo limpo
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis
  • Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada
  • Nova seleção de beneficiários para o condomínio do idoso
  • Quarta parcela do IPVA 2024 para placas com final 3 e 4 vence nesta quinta-feira
  • Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ celebra sucesso das assembleias com a aumento expressivo de associados
  • Novo Refis: Paraná lança programa de regularização de dívidas tributárias