45% das doenças cardíacas têm início na cavidade bucal, segundo InCor

18 de maio de 2019 às 09:09

Investir na saúde bucal não previne apenas cárie, gengivite e mau hálito, mas também contribui para evitar doenças cardíacas. Segundo estudo do Instituto do Coração (InCor), da Universidade de São Paulo (USP), 45% das doenças cardíacas têm início na cavidade bucal. Entre elas estão a endocardite bacteriana, aterosclerose, arritmia, acidente vascular cerebral (AVC) e até mesmo o infarto.

Para ajudar os curitibanos a avaliar se estão em dia com a higiene bucal, a Secretaria Municipal da Saúde incluiu no Portal do Programa Escute o Seu Coração um teste sobre o tema (clique aqui). O quiz é composto de seis perguntas, em que é provocada a reflexão sobre escovação, uso de fio dental, aparência de dentes e gengivas. A cada resposta, o portal disponibiliza informações e orientações ao internauta, apontando se ele está no caminho certo ou se precisa de mais atenção no cuidado bucal.

O teste também orienta um autoexame da boca, com auxílio de um espelho e indica as unidades de saúde mais próximas do endereço do usuário. As 111 unidades de saúde de Curitiba ofertam serviços de Odontologia.

A ferramenta incentiva o autocuidado e a autoavaliação dos hábitos de escovação, porém não substitui a visita periódica ao dentista, conforme alerta a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde, Viviane Gubert. “É importante manter uma rotina de consulta com um profissional, dentro da necessidade de cada caso”, diz.

Saúde da boca e do coração

Por isso, de acordo com Viviane, cuidar da sua boca é, também, cuidar do coração. “A saúde bucal inadequada pode aumentar o risco de aparecimento ou complicações de problemas cardíacos”, afirma.

Segundo ela, a boca tem muitas bactérias e feridas – nas gengivas, céu da boca, língua ou nos dentes – são atalhos para que bactérias nocivas entrem na corrente sanguínea e se instalem em artérias e até mesmo no coração. “Isso pode contribuir para inflamações, favorecendo complicações cardiovasculares”, explica.

O programa

O Escute o seu Coração é um programa da Prefeitura que pretende cuidar do coração dos curitibanos, estimulando estilos de vida saudáveis, a promoção da saúde e a prevenção de doenças cardiovasculares.

O teste da saúde bucal é mais um dos testes propostos pelo portal do Programa Escute o Seu Coração. Além dele, há outros seis, sobre alimentação saudável, atividade física, peso corporal, nível de estresse, tabagismo e consumo de álcool, todos com orientações para adoção de hábitos mais saudáveis em cada área.

OS 10 MANDAMENTOS DO CORAÇÃO SAUDÁVEL
1. Evite o cigarro
2. Controle seu peso
3. Faça atividade física regularmente
4. Cuide da pressão arterial
5. Escolha bem seus alimentos
6. Controle seu colesterol
7. Reduza o estresse do dia a dia
8. Saiba se é diabético
9. Mantenha rotinas de lazer
10. Consulte o médico periodicamente

FONTE PORTAL BANDA B

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
15º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024