Audiência Pública debaterá instalação do Colégio Militar, em Guarapuava

22 de maio de 2019 às 12:52

Nesta quinta feira (23), a partir das 18h30, será debatida em Guarapuava a instalação do Colégio da Polícia Militar (CPM) no município, viabilizada através de articulação da deputada estadual Cristina Silvestri junto a Secretaria de Educação do Estado. O evento será realizado na Câmara de Vereadores e é aberto para o público em geral.

“Será um momento de debater e analisar quais escolas estariam aptas a serem adequadas ao modelo da Polícia Militar e como funcionará essa alteração”, explica a parlamentar.

A instalação do Colégio da Polícia Militar em Guarapuava está em fase de alinhamento desde fevereiro deste ano, quando o Secretário de Estado de Educação, Renato Feder, atendeu a pedido da deputada Cristina Silvestri e autorizou a implantação de uma unidade do colégio no município.

“O Estado entendeu a necessidade de implantação, principalmente, por conta da localização estratégica de Guarapuava, e autorizou a inclusão do nosso município na rota do Estado para implantação desse colégio. A expectativa do Estado é que as aulas possam começar no início de 2020”, explica Cristina.

Quando a instalação for finalizada, os alunos interessados irão passar por processo de seleção. Os estudantes que já foram matriculados na escola escolhida para receber o modelo militar poderão permanecer na instituição sem realizar a prova ou, caso prefiram, podem solicitar a transferência para outro colégio. Professores que não quiserem compor o quadro docente também poderão pedir a transferência de instituição.

“O processo de entrada nesses colégios é diferente de uma escola estadual comum, que é feito por georreferenciamento. Será uma grande conquista para a nossa educação”, relembra Cristina, ressaltando que sua luta pela implantação do Colégio Militar começou em 2017.

Para o encontro desta quinta, Cristina solicitou a presença de um técnico do Comando-Geral da Polícia Militar para detalhar na audiência como funciona o processo de instalação de uma unidade do CPM.

“Nós estamos dando uma oportunidade para aqueles que desejam estudar numa instituição militar, sem a necessidade de irem até Curitiba, por exemplo, para conseguirem acesso a este tipo de ensino”, completa a deputada.

 

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
15º
Tempo nublado
Guarapuava
13º
Tempo nublado
Curitiba
17º
Tempo limpo
Londrina
24º
Tempo limpo
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos  o falecimento da Sra Lidia Wolk Prado aos 97 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Eny Sponholz de Carvalho aos 101 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Mironco Liscuk
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Josefa Lojyk Borsuk Lubczyk.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Malko.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. José Dirceu Bohaczuk.
  • Receita Estadual do Paraná institui grupo de estudos sobre a Reforma Tributária
  • Museu Paranaense terá na próxima semana oficina gratuita de introdução à robótica
  • Com apoio do Estado, 200 jovens vão atuar como agentes cooperativistas no campo
  • Sanepar lança edital para compra de resíduos orgânicos para produção de biogás
  • Registro no Cadastur é obrigatório para acesso a crédito com baixas taxas de juros
  • MPPR cumpre mandados de busca e apreensão em Pinhão e Reserva do Iguaçu para apurar ataque armado a grupo de sem-terras que ocupam propriedade rural