Traiano apresentará demandas do Paraná ao presidente Jair Bolsonaro

22 de maio de 2019 às 12:50

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSDB), fará parte da comitiva que recepcionará o presidente Jair Bolsonaro (PSL) durante agenda no Paraná.

Na oportunidade, as principais demandas do estado serão apresentadas ao presidente da República, entre elas o pedido para uma revisão no contingenciamento das verbas para as universidades e institutos federais.

Esse foi um dos temas abordados durante a coletiva de imprensa do presidente do Legislativo nesta terça-feira (21).

Segundo Traiano, a presença de Bolsonaro no estado “é o momento oportuno para que essas demandas sejam apresentadas ao presidente”.

Os deputados aprovaram na sessão plenária de segunda-feira um requerimento solicitando a revisão no contingenciamento dos recursos destinados paras as instituições federais.

De acordo com o reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, que participou do Grande Expediente na sessão plenária de segunda-feira, o corte pode inviabilizar o funcionamento das instituições federais no estado a partir de agosto.

O presidente Jair Bolsonaro vem ao Paraná participar da inauguração da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, em Capanema, na região Sudoeste do estado.

O empreendimento tem potência total instalada de 350,2 MW, sendo a sexta e menor hidrelétrica instalada no Rio Iguaçu. “Eu trabalhei intensamente para a aprovação desse pleito.

É uma excepcional usina que vai gerar muitos megawatts, fazendo com que o Paraná possa crescer ainda mais como autossuficiente na produção de energia elétrica”, ressalta Traiano.

Outro tema abordado pelos jornalistas foi o adiamento da votação da proposta de emenda à Constituição nº 6/2019, que torna obrigatória a execução da programação orçamentária, o chamado orçamento impositivo.

O objetivo é construir um novo texto. “Eu solicitei ao presidente da CCJ que adiasse o processo de votação dessa PEC impositiva do orçamento. Eu fiz uma reunião explicando aos deputados o meu pedido, porque eu pretendo, com o governador, construir uma proposta que possa atender aos interesses do Paraná”, afirmou Traiano.

Prudentópolis
17º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Parcialmente nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
23º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024