Paraná é referência para o Teste do Pezinho

6 de junho de 2019 às 20:41

No  Dia Nacional do Teste do Pezinho, o governo do Estado apresenta os resultados positivos do serviço disponibilizado em toda a rede de saúde com aproximadamente 17 mil exames realizados a cada mês.

O Teste do Pezinho é um exame feito a partir do sangue coletado, preferencialmente, do pé do recém-nascido. Por meio dele, é possível detectar, de maneira efetiva, algumas doenças genéticas ou metabólicas que podem comprometer a saúde da criança.

Triagem – O teste é obrigatório em todo o território nacional como parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal, criado em 2001 pelo Ministério da Saúde.

No Paraná, a análise laboratorial é realizada na Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE), que é o Serviço de Referência credenciado pela Secretaria de Saúde do Estado (SESA).

Além do teste, o governo do Estado disponibiliza acompanhamento para os bebês diagnosticados com algum problema. O tratamento, por meio do SUS, é feito por equipe multidisciplinar especializada e prevê medicamentos e fórmulas especiais.

O atendimento abrange as doenças Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e outras hemoglobinopatias, Deficiência de Biotinidase e Hiperplasia Adrenal Congênita.

Diferencial – O Paraná é o único Estado que faz a coleta de sangue para o Teste do Pezinho ainda na maternidade, o que agiliza o diagnóstico para as doenças. “Além disso, a Secretaria Estadual da Saúde faz a logística de transporte das amostras para análise na Fepe e, posteriormente, o envio de resultados para as maternidades”, informa Mouseline Domingos, coordenadora do Serviço de Referência em Triagem do Paraná.

Uma pesquisa para detectar outros cinco distúrbios de oxidação de ácidos graxos e deficiências genéticas metabólicas está sendo financiada pelo Estado para a ampliar a triagem neonatal dentro do programa.

 

Prudentópolis
16º
Chuva
Ponta Grossa
15º
Chuva
Guarapuava
14º
Chuvas esparsas
Curitiba
14º
Chuviscos
Londrina
19º
Chuvas esparsas
União da Vitória
15º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Plano Sindi-Saúde  comunica o falecimento do senhor Francisco Braz de Ramos aos 82 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Plano Sindi-Saúde  comunica o falecimento da senhora Lucia Maria Muchutti
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde comunica o falecimento do senhor Ivo Muchuti
  • Marino Bobato foi vereador e presidente da Cooperativa Agrícola Mista Prudentópolis
  • Ex vereador Marino Bobato morre aos 73 anos
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Lademira Zubreski Rodena (77 anos)
  • Moto é apreendida na Vila Zezo, em Imbituva
  • Confira as vagas disponíveis na Agência do Trabalhador para a próxima semana
  • Polícia atende acidente na Vila Iguaçu
  • Maior contratação em dez anos: 419 bombeiros vão começar a atuar em todo o Paraná
  • Regina Fischer Pessuti, ex-primeira-dama do Paraná morre aos 66 anos
  • Inscrições para 13ª Conferência Municipal de Assistência Social estão abertas, em Prudentópolis