Paraná é referência para o Teste do Pezinho

6 de junho de 2019 às 20:41

No  Dia Nacional do Teste do Pezinho, o governo do Estado apresenta os resultados positivos do serviço disponibilizado em toda a rede de saúde com aproximadamente 17 mil exames realizados a cada mês.

O Teste do Pezinho é um exame feito a partir do sangue coletado, preferencialmente, do pé do recém-nascido. Por meio dele, é possível detectar, de maneira efetiva, algumas doenças genéticas ou metabólicas que podem comprometer a saúde da criança.

Triagem – O teste é obrigatório em todo o território nacional como parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal, criado em 2001 pelo Ministério da Saúde.

No Paraná, a análise laboratorial é realizada na Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE), que é o Serviço de Referência credenciado pela Secretaria de Saúde do Estado (SESA).

Além do teste, o governo do Estado disponibiliza acompanhamento para os bebês diagnosticados com algum problema. O tratamento, por meio do SUS, é feito por equipe multidisciplinar especializada e prevê medicamentos e fórmulas especiais.

O atendimento abrange as doenças Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e outras hemoglobinopatias, Deficiência de Biotinidase e Hiperplasia Adrenal Congênita.

Diferencial – O Paraná é o único Estado que faz a coleta de sangue para o Teste do Pezinho ainda na maternidade, o que agiliza o diagnóstico para as doenças. “Além disso, a Secretaria Estadual da Saúde faz a logística de transporte das amostras para análise na Fepe e, posteriormente, o envio de resultados para as maternidades”, informa Mouseline Domingos, coordenadora do Serviço de Referência em Triagem do Paraná.

Uma pesquisa para detectar outros cinco distúrbios de oxidação de ácidos graxos e deficiências genéticas metabólicas está sendo financiada pelo Estado para a ampliar a triagem neonatal dentro do programa.

 

Prudentópolis
18º
Chuvas esparsas
Ponta Grossa
19º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Chuvas esparsas
Curitiba
20º
Tempo limpo
Londrina
23º
Parcialmente nublado
União da Vitória
19º
Tempo nublado
  • É  com pesar que o Paf e a funerária Anjo Gabriel comunicam o falecimento da jovem Gisele Papirniak aos 20 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Miguel Novak
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Sedorko Kinach
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Valdeci Surek aos 56 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Queila Aparecida  de Azevedo Ivascho aos 47 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Tecla Barabasz Klaczek
  • Pesquisa da Unioeste estuda como transformar cabelo humano em adubo
  • Advogado prudentopolitano, em conjunto com outros juristas, lança obra inovadora abordando a proteção das pessoas com deficiência
  • Empresa Neovia realiza serviços de poda de árvores na BR-277 com interdição parcial da rodovia
  • Caixa disponibiliza saque calamidade para moradores de Ivaí e Rio AZUL
  • Maquininhas do Sicredi têm alta de 62,6% em transações durante o mês do Natal e registram quase R$ 5,5 bi em vendas
  • Educação vai contratar 300 assistentes administrativos e auxiliares de serviços gerais