Paraná é referência para o Teste do Pezinho

6 de junho de 2019 às 20:41

No  Dia Nacional do Teste do Pezinho, o governo do Estado apresenta os resultados positivos do serviço disponibilizado em toda a rede de saúde com aproximadamente 17 mil exames realizados a cada mês.

O Teste do Pezinho é um exame feito a partir do sangue coletado, preferencialmente, do pé do recém-nascido. Por meio dele, é possível detectar, de maneira efetiva, algumas doenças genéticas ou metabólicas que podem comprometer a saúde da criança.

Triagem – O teste é obrigatório em todo o território nacional como parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal, criado em 2001 pelo Ministério da Saúde.

No Paraná, a análise laboratorial é realizada na Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE), que é o Serviço de Referência credenciado pela Secretaria de Saúde do Estado (SESA).

Além do teste, o governo do Estado disponibiliza acompanhamento para os bebês diagnosticados com algum problema. O tratamento, por meio do SUS, é feito por equipe multidisciplinar especializada e prevê medicamentos e fórmulas especiais.

O atendimento abrange as doenças Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e outras hemoglobinopatias, Deficiência de Biotinidase e Hiperplasia Adrenal Congênita.

Diferencial – O Paraná é o único Estado que faz a coleta de sangue para o Teste do Pezinho ainda na maternidade, o que agiliza o diagnóstico para as doenças. “Além disso, a Secretaria Estadual da Saúde faz a logística de transporte das amostras para análise na Fepe e, posteriormente, o envio de resultados para as maternidades”, informa Mouseline Domingos, coordenadora do Serviço de Referência em Triagem do Paraná.

Uma pesquisa para detectar outros cinco distúrbios de oxidação de ácidos graxos e deficiências genéticas metabólicas está sendo financiada pelo Estado para a ampliar a triagem neonatal dentro do programa.

 

Prudentópolis
14º
Tempo limpo
Ponta Grossa
13º
Tempo limpo
Guarapuava
13º
Tempo limpo
Curitiba
13º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Parcialmente nublado
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • Com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Gail Lauro Caldeira Ribeiro De Carvalho. Ocorrido hoje, aos 82 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • UNICENTRO – FAU corrige gabarito de concurso para Engenheiro Agrônomo: 16 questões de Conhecimentos Específicos estavam erradas
  • Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade
  • Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho
  • Curso presencial sobre requisitos de aposentadoria para PCD acontecerá em Prudentópolis – PR
  • Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados