Em Irati Audiência Pública vai debater a situação dos animais abandonados

17 de junho de 2019 às 21:33

A Câmara Municipal vai promover no dia 27 de junho, às 19 horas, uma Audiência Pública com o intuito de mobilizar a sociedade e debater junto com órgãos e entidades a situação dos animais abandonados nas ruas do município. A inciativa partiu do vereador Roni Surek, que apresentou um requerimento no dia 23 de abril, solicitando um amplo debate sobre esse problema social, que também é questão de saúde pública.

Conforme o vereador, o descaso com este assunto que perdura há anos, mostra que o poder público e parte da sociedade ainda não está convencida deste grave problema. “O investimento e olhar especial por parte do poder público é fundamental, mas os órgãos responsáveis pelo controle da população de animais só obterão êxito com a ajuda de toda a sociedade. Em Irati, a Ong Amigo Bicho luta para amenizar a situação, mas diariamente a população de cães e gatos abandonados nas ruas aumenta por falta de responsabilidade das famílias, que descartam os bichos desumanamente, desrespeitando o princípio básico de um mundo civilizado: o respeito à vida”.

Todos os vereadores da casa estão engajados nesta luta. Recentemente, o vereador Marcelo Rodrigues esteve junto com o 1º Secretário, José Bodnar, e representantes da Ong Amigo Bicho no município de Rebouças visitando o abrigo de animais, localizado na comunidade de Cachoeira dos Domingues, divisa com Irati. Segundo Rodrigues, a Ong está cansada de pedir ajuda e nada nunca é resolvido. “Precisamos encontrar uma solução para o nosso município. Em Rebouças, o abrigo fica retirado da cidade e é um espaço muito bem cuidado pela equipe. Temos que nos unir e buscar, através dos nossos representantes, recursos para que Irati também possa ter o seu abrigo”, alertou Marcelo comentando que não se trata de um canil público e sim de um espaço, com profissionais da área, que deverão acolher, tratar e realocar os animais na sociedade.

José Bodnar contou que a Amigo Bicho já realizou mais de cinco mil castrações em Irati através de doações e patrocínios. “Imaginem se não tivessem feito este trabalho, como as nossas ruas estariam”, indagou o 1º Secretário afirmando que encaminhará um ofício ao Deputado Estadual Emerson Bacil solicitando recursos, com projeto em anexo, para que este tão sonhado abrigo se concretize.

O Presidente Nei Cabral enalteceu o trabalho da Ong Amigo Bicho, que mesmo com todas as dificuldades financeiras, luta diariamente pela causa animal. “Acredito que precisamos realizar um amplo debate, pois o problema vai muito além, e sabemos que somente o abrigo não será capaz de sanar a situação dos animais abandonados. Existe a necessidade também de investir e adotar políticas públicas de conscientização junto a população”, alertou.

Perante a relevância do assunto, Roni convoca toda a sociedade para este importante e democrático debate, permitindo que todos os cidadãos possam explanar e apontar ideias e soluções, “para que juntos possamos construir uma Irati melhor para as futuras gerações”.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

Prudentópolis
13º
Tempo limpo
Ponta Grossa
13º
Tempo limpo
Guarapuava
13º
Tempo limpo
Curitiba
13º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo nublado
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • Com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Gail Lauro Caldeira Ribeiro De Carvalho. Ocorrido hoje, aos 82 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • UNICENTRO – FAU corrige gabarito de concurso para Engenheiro Agrônomo: 16 questões de Conhecimentos Específicos estavam erradas
  • Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade
  • Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho
  • Curso presencial sobre requisitos de aposentadoria para PCD acontecerá em Prudentópolis – PR
  • Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados