Prefeitura emite nota oficial sobre o parque de diversões

17 de junho de 2019 às 14:03

NOTA OFICIAL – PARQUE DE DIVERSÕES DA FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA

A Prefeitura Municipal de Prudentópolis, considerando a repercussão ocasionada pelo episódio da negativa de possibilidade de funcionamento do parque de diversões instalado na Festa de São João Batista vem a publico esclarecer a situação.

Não é possível a instalação deste tipo de empreendimento na área central da cidade em razão do que dispõe a lei 1956/2012 – Lei de Zoneamento Urbano integrante do plano diretor municipal.

Tal fato foi ressaltado em expediente oriundo de denuncia à Primeira Promotoria de Justiça do Ministério Público da Comarca de Prudentópolis remetido à Prefeitura no qual questionou-se a possibilidade de concessão de alvará para o empreendimento.

Recentemente um circo também não pode se instalar na área central da cidade em razão deste mesmo impedimento. Ressalta-se que o empreendedor não se utilizou do procedimento de consulta de viabilidade prévia, previsto na legislação municipal, e que poderia ter evitado contratempos posto que saberia antecipadamente de tal impossibilidade legal.

Houve pelo empreendedor após a negativa do alvará, o ajuizamento de mandado de segurança visando obter ordem judicial para assegurar o funcionamento do parque, porém a liminar foi negada pelo Judiciário com base no mesmo fundamento da impossibilidade legal de funcionamento neste local.

A Prefeitura de Prudentópolis já vem trabalhando desde o final do ano de 2018 no planejamento e nos estudos para a revisão do plano diretor municipal, mesmo de forma antecipada à obrigação legal de revisão que se dará quando o plano diretor completar dez anos, o que ocorrerá apenas em 2020.

A revisão do plano diretor é um processo complexo e absolutamente burocrático, dependendo de várias fases as quais contemplam audiências públicas e análises técnicas e de conselho.

Espera-se que a comunidade prudentopolitana discuta de forma ampla e aprofundada nas audiências públicas que serão realizadas no processo de revisão do plano diretor, a necessidade/viabilidade desta restrição; posto que somente a participação popular plena neste processo demonstrará o interesse da comunidade em uma ou outra alternativa.

Nesta espécie de lei, a participação popular no processo de desenvolvimento, é de fundamental importância, de modo que a lei seja reflexo do interesse da população na manutenção ou extinção de restrições como esta.
Lamenta-se que o ocorrido tenha proporcionado interpretações distorcidas em especial nas redes sociais, em razão do desconhecimento de alguns acerca dos preceitos legais.

 

Prudentópolis
20º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Tempo nublado
Curitiba
20º
Tempo nublado
Londrina
23º
Tempo nublado
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento da Sra. Ana Ditkun.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi – Saúde, comunicam o falecimento da Sra. Alayde Lichi Americano.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Maria Jak Stempniak.
  • Prefeito de Ivaí Orli de Cristo lamenta a morte do Sr Guilherme Salvadori aos 106 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Jovem Emerson Alexsandro Okaranski
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da pequena Mariah Parkuts Datczuk.
  • Ato em memória ao povo ucraniano foi realizado no parque Tingui em Curitiba
  • Bombeiros do Paraná têm melhor colocação entre sul-americanos no Grimpday
  • Paraná abre inscrições para intercâmbio de professores do ensino fundamental nos EUA
  • Procon-PR emite recomendação para coibir altas de preços dos repelentes contra mosquitos
  • Mega-Sena acumula novamente e prêmio chega a R$ 120 milhões
  • Cartórios do Paraná explicam registro de nascimento de crianças em ano bissexto