Iapar lança nova cultivar de mandioca e destaca o Paraná no setor

9 de julho de 2019 às 08:42

Dezenas de produtores rurais, empresários e lideranças políticas e empresariais do Noroeste do Paraná e até do Mato Grosso do Sul compareceram ao Polo Regional de Pesquisa do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) em Paranavaí no sábado (6). Eles foram conhecer a nova variedade de mandioca lançada pelo Instituto, a IPR B36.

O diretor de pesquisa e presidente interino do Iapar, Rafael Fuentes, destacou a importância da pesquisa pública agrícola para o desenvolvimento de novas variedades. Segundo Fuentes, foram necessários 13 anos de experimentos entre cruzamentos e seleção de plantas até chegar ao resultado final.

“O Noroeste do Paraná é responsável por 10% da área de mandioca no Brasil e por 15% da produção nacional. Com nosso trabalho de desenvolvimento de novas variedades, estamos ajudando na contínua renovação do potencial produtivo”, destacou o diretor de pesquisa.

A região de Paranavaí produz em média 25 toneladas por hectare. A IPR B36 eleva esse número para 30 toneladas. “Esse acréscimo não só paga o investimento feito em pesquisa, como também contribui decisivamente para o desenvolvimento econômico e social de todo o Paraná”, salientou Fuentes.

PRODUTIVA – O vice-presidente da Federação da Agricultura do Paraná (FAEP), presidente do Sindicato Rural de Paranavaí e diretor da Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (Abam), Ivo Pierin Júnior, destacou as vantagens da nova variedades. “Vimos com grande satisfação o trabalho do Iapar em desenvolver essa nova variedade, que se mostrou bastante produtiva e adaptada às necessidades da cadeia produtiva da mandioca”, afirmou.

Ele ressaltou que o Paraná responde por 70% da produção de amido no Brasil, com grande representatividade da região Noroeste. “Daí a importância do desenvolvimento de novas variedades que atendam às demandas da indústria e melhore a renda do nosso produtor”, disse o vice-presidente da FAEP.

O agricultor Benedito Gonçalves, de Indianópolis, ajudou no desenvolvimento da nova cultivar. Há quatro anos ele vem testando a IPR B36 com técnicos do Iapar. “Estou achando excelente a nova variedade. Tanto é que vou parar de trabalhar com outras e ficar só com a IPR B36”, disse o produtor.

“Ela é rápida no desenvolvimento, não tem problema com mato, fecha bem, tem uma brotação boa, então é uma variedade vantajosa para se trabalhar”, acrescentou Gonçalves.

CARACTERÍSTICAS – O pesquisador Mário Takahashi lembra ainda que a IPR B36 apresenta como pontos fortes a precocidade e o porte ereto e baixo, que facilitam os tratos culturais, assim como raízes curtas, as quais facilitam a colheita.

Takahashi trabalhou diretamente no desenvolvimento da nova cultivar. Em virtude da boa receptividade dos produtores, ele adverte que há pouco material de propagação. “Não estamos conseguindo atender a todos os pedidos. Com o tempo esperamos normalizar a situação”, afirmou o pesquisador.

PRESENÇAS – Participaram do lançamento da nova cultivar o secretário municipal de agricultura de Paranavaí, Tarcísio Barbosa de Souza; o chefe do escritório da Emater em Paranavaí, Antonio Sousa; o diretor de administração, finanças e recursos humanos do Iapar, Altair Dorigo; o representante da ABAM e produtor rural Guido Bankardht; a coordenadora Polo Regional de Pesquisa do Iapar em Paranavaí, Katia Gobbi, além de servidores estaduais, produtores e líderes da cadeia produtiva da mandioca.

 

Prudentópolis
19º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo limpo
Guarapuava
19º
Tempo nublado
Curitiba
20º
Tempo limpo
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Erondina da Silva.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Paulo Rebinski aos 52 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Vassilio Okaranski Neto aos 59 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Jordão Rodrigues dos Santos aos 73 anos
  • MORRE LOCUTOR ESPORTIVO SILVIO LUIZ, AOS 89 ANOS
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento do Sr. Manoel Vieira Ramos aos 86 anos.
  • Suinocultura do Paraná tem predominância do modelo integrado com agroindústrias
  • Com apoio do Estado, Connect Week Brasil vai agitar cenário de inovação da Capital em junho
  • Prefeito Osnei Stadler visita à Escola Municipal Tiradentes e realiza a entrega das camisetas da Campanha Faça Bonito.
  • Estado e Senac ofertam 2.370 vagas em cursos gratuitos para alunos da EJA
  • Sanepar abrirá Centrais de Relacionamento em 34 cidades na manhã deste sábado
  • Sicredi dobra o valor arrecadado em movimento nacional para o Rio Grande do Sul e inicia nova mobilização