Boletim Semanal da Dengue aponta um óbito na região Oeste

25 de julho de 2019 às 09:13

O boletim epidemiológico semanal da dengue publicado hoje pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) confirma a morte de uma mulher residente no município de Medianeira, na área da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu. Ela tinha 86 anos, com quadro de hipertensão, que evoluiu com arritmia cardíaca grave. O óbito ocorreu no dia 20 de abril, mas a causa da morte estava sendo em investigada.

Boletim – O informativo aponta 895 novos casos confirmados. O número diminuiu em relação aos divulgados nos últimos dois meses. Neste período todos os boletins registraram semanalmente mais de mil casos novos de dengue.

“No inverno existe uma redução da circulação viral, mas não podemos nos descuidar. É neste momento que devemos redobrar a atenção quanto às medidas preventivas da dengue, eliminando os criadouros do mosquito”, afirma Ivana Belmonte, coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa.

O Paraná totaliza 21.391 casos de dengue confirmados. São dados contabilizados a partir da primeira semana de agosto de 2018.

As 22 Regionais Estaduais de Saúde apresentam casos autóctones de dengue, o que significa que as pessoas contraíram a doença na cidade de residência. Hoje são 91 municípios considerados em epidemia da doença.

Na semana anterior eram 89 municípios; entraram para esta relação as cidades de Itaguajé, na região Noroeste, e Assaí, no Norte.

A incidência no Estado é de 187,28 casos por 100 mil habitantes, considerada situação de Alerta de Epidemia pelo Ministério de Saúde (100 a 299,99 casos/100 mil habitantes).

Prevenção – “Mais de 77,2% dos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chinkungunya e Zika Vírus, estão nos quintais das residências, terrenos baldios e imóveis comerciais”, destaca a coordenadora da Sesa. “É preciso aproveitar o período do frio para a acabar com os focos, que normalmente, estão em locais que acumulam água parada”, ressalta.

 

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr João Kolitski aos 81 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Nelson Tlumaski
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Terezinha Michalczyszyn Iwanciw aos 69 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do  Sr Pedro Klem aos 72 anos
  • É com pesar que o PAF  comunica o falecimento Izélia Krzywy Kraicz aos 76 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nadira Wapper Stempniak
  • Bruno e Marrone e Trio Parada Dura serão as atrações da XIV Festa Nacional do Feijão Preto
  • 4ª Novena em honra a São João Batista, foi celebrada em Prudentópolis
  • Novos projetos de lei visam criar 54 cargos na PM e 95 na Secretaria da Saúde
  • Irati realiza a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
  • Cresol gera R$ 2,6 bilhões em benefícios econômicos aos cooperados
  • Mega-Sena não tem acertador e prêmio acumula para R$ 90 milhões