Lago municipal será denominado de João Maria Penteado

29 de julho de 2019 às 13:23

A Administração Municipal de Prudentópolis encaminhou à elevada apreciação do Poder Legislativo, o incluso Projeto de lei que dispõe sobre a denominação do Parque do Lago Municipal, espaço público destinado a lazer e recreação, localizado nesta Cidade de frente para a Rua Quintino Bocaiúva.

O objetivo desta proposta é reverenciar a memória de JOÃO MARIA PENTEADO, falecido nesta Cidade em data de 15 de Agosto de 2013, com idade de 78 (setenta e oito) anos, cuja família antigamente era proprietária da maior parte da área onde se encontra o Lago Municipal e a própria Vila da Luz.

De acordo com o prefeito Adelmo Luiz Klosowski, o homenageado foi exemplar marido, pai, chefe de família, extraordinário cidadão prudentopolitano, cuja vida sempre foi pautada pela ética, respeito ao próximo, com relevante trabalho social e humanitário, em prol dos mais necessitados, destacando-se no setor empresarial, no ramo de madeireira e olaria, onde contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento local.

Dados biográficos de João Maria Penteado

João Maria Penteado, nasceu em 15 de fevereiro de 1935, no distrito de Apiaba, município de Imbituva, Estado do Paraná, sendo o terceiro filho do casal América Gaspar Penteado e Antônio  da Rocha Penteado. Teve por avós paternos João de Oliveira Penteado e Pureza da Rocha e , por avós maternos, Manoel Gaspar de Paula e Maria Eugênia Rodrigues.

Com a morte da mãe poucos dias após o parto, ficou sob os cuidados da tia Maria Olinda Luiz de Oliveira, irmã da mãe e esposa de Domingos Luiz de Oliveira, também residente, na época, no distrito de Apiaba, em Imbituva. Naquele tempo, Domingos Luiz e Antonio Penteado eram sócios em madeireira instalada na região.

Ainda na infância, permanecendo sob os cuidados dos tios Domingos Luiz e Maria Olinda, a família mudou-se para Prudentópolis. Na localidade de Saltinho, Domingos Luiz instalou uma olaria, passando a fabricar telhas e tijolos. Pouco mais tarde instalou-se na sede do município  de Prudentópolis, diversificando e ampliando as atividades mercantis.

Na infância, fez o curso primário no então denominado Grupo Escolar Barão de Capanema. Mais tarde, cursou por dois anos o ginásio no Colégio Imaculada Virgem Maria, em Prudentópolis. Também em Prudentópolis, concluiu a formação de contabilista na Escola Técnica de Comércio Estadual, em 1957.

Casou-se em 15 de dezembro de 1956, com Irene Wowk Penteado. Teve três filhos: João Maria Wowk Penteado Junior, nascido em 29 de outubro de 1957; Luiz Fernando Wowk Penteado, nascido em 19 de julho de 1959; e Luiz Marcio Wowk Penteado, nascido em 19 de outubro de 1961.

João Maria Penteado veio a óbito, nesta cidade, em data de 15/08/2013, com a idade de 78 anos, vítima de acidente vascular encefálico, tendo sido sepultado no cemitério público municipal desta cidade.

 

Prudentópolis
15º
Tempo nublado
Ponta Grossa
15º
Tempo nublado
Guarapuava
14º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Parcialmente nublado
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos  o falecimento da Sra Lidia Wolk Prado aos 97 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Eny Sponholz de Carvalho aos 101 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Mironco Liscuk
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Josefa Lojyk Borsuk Lubczyk.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Malko.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. José Dirceu Bohaczuk.
  • Receita Estadual do Paraná institui grupo de estudos sobre a Reforma Tributária
  • Museu Paranaense terá na próxima semana oficina gratuita de introdução à robótica
  • Com apoio do Estado, 200 jovens vão atuar como agentes cooperativistas no campo
  • Sanepar lança edital para compra de resíduos orgânicos para produção de biogás
  • Registro no Cadastur é obrigatório para acesso a crédito com baixas taxas de juros
  • MPPR cumpre mandados de busca e apreensão em Pinhão e Reserva do Iguaçu para apurar ataque armado a grupo de sem-terras que ocupam propriedade rural