Prefeitura emite nota oficial sobre o asilo São Vicente de Paulo

31 de julho de 2019 às 17:28

A Prefeitura Municipal de Prudentópolis acompanha com preocupação as notícias veiculadas e os rumores relativos à intervenção no Asilo São Vicente de Paulo de Prudentópolis, seus desdobramentos, e as especulações acerca de suas consequencias para o futuro da entidade; solidarizando-se à comunidade na preocupação com os idosos que lá residem, e também com o patrimônio e obra social criada e mantida pelo povo de Prudentópolis ao longo de décadas, com evidente esforço decorrente na maioria das vezes de ações e promoções perante a comunidade e o comércio local.

A Prefeitura Municipal de Prudentópolis como ação governamental através da área de assistência social, mantém com o Asilo um temo de colaboração pelo qual repassa mensalmente a quantia de aproximadamente quinze mil Reais para a manutenção das atividades da referida entidade, ressaltando que este valor equivale hoje a aproximadamente sete vezes o valor repassado quando do início desta gestão.

Além disso, as demais Secretarias do Município especialmente a de Saúde e a de Esportes, prestam dentro de suas atividades fim, todo o amparo e suporte possível para atenção aos idosos com vistas à melhoria da qualidade de vida e a manutenção da saúde dos mesmos.

Contudo, apesar do repasse de recursos e da preocupação com a situação da entidade; é necessário esclarecer à população que o Asilo é uma entidade de cunho privado, uma associação de pessoas desvinculada do Poder Público e responsável por suas próprias ações e encaminhamentos; sendo assim, a vinculação do Asilo São Vicente de Paulo de Prudentópolis à Sociedade de São Vicente de Paulo; responsável pela intervenção realizada; é fruto de decisão tomada pelo próprio Asilo através de suas diretorias ao longo dos tempos; decisões estas das quais não participaram nem o Município de Prudentopolis nem os atuais gestores públicos municipais.

Não cabe ao Município adentrar ao mérito dos motivos e da legalidade da conduta da Sociedade São Vicente de Paulo ao interferir na gestão local do Asilo São Vicente de Paulo de Prudentópolis, posto a relação privada destas duas entidades, firmadas por atos praticados por suas diretorias como já dito, ao longo do tempo.

Deste modo resta esclarecido que ao contrário do veiculado publicamente em redes sociais por pessoas da comunidade, inclusive de notório conhecimento e respeitável currículo nos feitos pelo povo prudentopolitano; as ações para solução da questão não estão ao alcance, inclusive do ponto de vista jurídico, das autoridades locais constituídas; mas sim dos eventuais associados da entidade privada em questão.

Somente os associados do Asilo podem questionar a legalidade e a validade dos atos praticados quando da intervenção, assim como zelar pela guarda e pela boa destinação do patrimônio e dos recursos do Asilo para a finalidade para o qual o mesmo foi criado.

A Prefeitura Municipal de Prudentópolis e seus gestores não se omitirão em relação a eventuais condutas institucionais que eventualmente tenham que ser tomadas; frisando uma vez mais a preocupação com a vida dos idosos que residem no Asilo; assim como com a situação da entidade e com o patrimônio e a obra social que pertencem exclusivamente ao povo prudentopolitano; em relação à qual não se pode admitir eventual oportunismo ou intenção de proveito diverso da finalidade para o qual fora criado

Prudentópolis
25º
Ponta Grossa
Parcialmente nublado
Guarapuava
23º
Parcialmente nublado
Curitiba
Londrina
27º
União da Vitória
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Daniel Germano Pesck aos 82 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Fiuza Ribeiro
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr. Lademiro Petriw, popularmente conhecido como “Ladio”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antenor Marconato aos 71 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Ilor Vicente Pontarolo.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Adelaide Woicik  Stasiu aos 80 anos de idade.
  • Connect Week discute uso da inovação para uma agricultura mais sustentável
  • Paraná populariza inovação no Connect Week com anúncio de investimentos e projetos
  • Ranking destaca ações sustentáveis das universidades estaduais; UEL lidera no Paraná
  • IAT fiscaliza pesca irregular e fecha cativeiro de aves no Centro-Oeste do Estado
  • Fomento Paraná e BDMG firmam acordo de cooperação técnica
  • Na data de hoje dia 21/06 o prefeito Osnei Stadler, recebeu cerca de 150 alunos da Escola Municipal Marcos Antoniu, a primeira escola do município a oferecer ensino em tempo integral.