Identificação de vítimas, desaparecidos e criminosos vai ficar mais rápida no Paraná

13 de agosto de 2019 às 07:44

Foto: Divulgação

A identificação de suspeitos e vítimas de crimes, além do o reconhecimento de pessoas desaparecidas, vai ficar mais mais rápida no Paraná. As polícias civis do Paraná e de São Paulo firmaram um convênio para trocar  informações através de um banco  que compartilha dados de vários estados do Brasil.

O resultado da  perícia de uma impressão digital, que antes demorava até duas semanas pra ficar pronto, agora poderá ser resolvido em poucas horas. A agilidade é fundamental para identificação do autor de um crime, por exemplo, colaborando com o andamento processo de investigação da polícia.

O sistema que o Paraná agora faz parte, sistema de Legitimação à Distância (Lead), foi criado pelo governo paulista e compartilha dados de São Paulo, Goiás, Rondônia, Sergipe e, agora, Paraná.

Para o delegado-geral da Polícia Civil do PR, Silvio Jacob Rockemback, a parceria entre os estados só deve acelerar o processo vai acelerar o índice de soluções de crimes no Estado.  “Trata-se de uma medida inovadora que tem por finalidade aumentar os índices de solução de crimes e garantir maior efetividade às investigações conduzidas pela Polícia Civil do Paraná”, afirma.

Segundo a Polícia, atualmente existem 13,7 milhões registros de carteira de identidade paranaenses. Com o compartilhamento de dados dos outros quatro estados, o universo de pesquisa aumentará de forma acentuada.

Para Rockembach, a implementação do sistema Lead na Polícia Civil do Paraná é um avanço ao trabalho de polícia judiciária. “A implantação do sistema Lead na Polícia Civil do Paraná é uma inovação tecnológica, que servirá para integrar as bases de dados dos institutos de identificação das polícias civis do Paraná, São Paulo, Rondônia, Sergipe e Goiás, bem como outras que virão na sequência.”

Para o delegado Marcus Michelotto, diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Paraná,  o Lead traz diversos benefícios à troca de informações entre as polícias. “Nesse sistema, o trâmite de digitais coletadas em cenas crime, de corpos, seguirá por um sistema seguro, criptografado e com assinatura digital de todos os envolvidos, dando sigilo e resposta rápida. É um avanço na comunicação de todos os institutos de identificação das Polícias Civis”, afirmou.

Fonte: GMais Noticias

Prudentópolis
15º
Tempo nublado
Ponta Grossa
15º
Tempo nublado
Guarapuava
14º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Parcialmente nublado
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos  o falecimento da Sra Lidia Wolk Prado aos 97 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Eny Sponholz de Carvalho aos 101 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Mironco Liscuk
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Josefa Lojyk Borsuk Lubczyk.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Malko.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. José Dirceu Bohaczuk.
  • Receita Estadual do Paraná institui grupo de estudos sobre a Reforma Tributária
  • Museu Paranaense terá na próxima semana oficina gratuita de introdução à robótica
  • Com apoio do Estado, 200 jovens vão atuar como agentes cooperativistas no campo
  • Sanepar lança edital para compra de resíduos orgânicos para produção de biogás
  • Registro no Cadastur é obrigatório para acesso a crédito com baixas taxas de juros
  • MPPR cumpre mandados de busca e apreensão em Pinhão e Reserva do Iguaçu para apurar ataque armado a grupo de sem-terras que ocupam propriedade rural