Identificação de vítimas, desaparecidos e criminosos vai ficar mais rápida no Paraná

13 de agosto de 2019 às 07:44

Foto: Divulgação

A identificação de suspeitos e vítimas de crimes, além do o reconhecimento de pessoas desaparecidas, vai ficar mais mais rápida no Paraná. As polícias civis do Paraná e de São Paulo firmaram um convênio para trocar  informações através de um banco  que compartilha dados de vários estados do Brasil.

O resultado da  perícia de uma impressão digital, que antes demorava até duas semanas pra ficar pronto, agora poderá ser resolvido em poucas horas. A agilidade é fundamental para identificação do autor de um crime, por exemplo, colaborando com o andamento processo de investigação da polícia.

O sistema que o Paraná agora faz parte, sistema de Legitimação à Distância (Lead), foi criado pelo governo paulista e compartilha dados de São Paulo, Goiás, Rondônia, Sergipe e, agora, Paraná.

Para o delegado-geral da Polícia Civil do PR, Silvio Jacob Rockemback, a parceria entre os estados só deve acelerar o processo vai acelerar o índice de soluções de crimes no Estado.  “Trata-se de uma medida inovadora que tem por finalidade aumentar os índices de solução de crimes e garantir maior efetividade às investigações conduzidas pela Polícia Civil do Paraná”, afirma.

Segundo a Polícia, atualmente existem 13,7 milhões registros de carteira de identidade paranaenses. Com o compartilhamento de dados dos outros quatro estados, o universo de pesquisa aumentará de forma acentuada.

Para Rockembach, a implementação do sistema Lead na Polícia Civil do Paraná é um avanço ao trabalho de polícia judiciária. “A implantação do sistema Lead na Polícia Civil do Paraná é uma inovação tecnológica, que servirá para integrar as bases de dados dos institutos de identificação das polícias civis do Paraná, São Paulo, Rondônia, Sergipe e Goiás, bem como outras que virão na sequência.”

Para o delegado Marcus Michelotto, diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Paraná,  o Lead traz diversos benefícios à troca de informações entre as polícias. “Nesse sistema, o trâmite de digitais coletadas em cenas crime, de corpos, seguirá por um sistema seguro, criptografado e com assinatura digital de todos os envolvidos, dando sigilo e resposta rápida. É um avanço na comunicação de todos os institutos de identificação das Polícias Civis”, afirmou.

Fonte: GMais Noticias

Prudentópolis
24º
Tempo nublado
Ponta Grossa
23º
Parcialmente nublado
Guarapuava
23º
Tempo nublado
Curitiba
25º
Tempo nublado
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
24º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024
  • Estão abertas as inscrições para exames da EJA do Ensino Médio
  • Irmãos morrem em grave acidente registrado na BR-153 em Mallet